VOLTAR

Tribos isoladas: Peru investigará denúncias

O Globo, O País, p. 15
01 de Jun de 2008

Tribos isoladas: Peru investigará denúncias
Comissão quer saber se índios correm risco devido a desmatamento

Uma comissão de especialistas do governo peruano viajará para o departamento de Ucayali, na fronteira com o Brasil, para investigar denúncias de entidades brasileiras de que o desmatamento ilegal está obrigando grupos de índios isolados a se deslocar em suas terras. O diretor da Direção Geral de Povos Nativos e Afro-Peruanos, Ronald Ibarra, afirmou que antropólogos e intérpretes vão ao local para levantar informações.
Ibarra disse que a delegação oficial, ligada ao Ministério da Mulher e Desenvolvimento Social, irá à comunidade de Puerto de Paz, na região do Alto Purus.
Segundo ele, será tomado cuidado para evitar contato direto com os índios em isolamento, já que a transmissão de doenças poderia dizimar sua população.
Quinta-feira, a Fundação Nacional do Índio (Funai) denunciou que tribos que vivem completamente isoladas na Floresta Amazônica na fronteira com o Peru estão buscando refúgio no Brasil. Segundo o coordenador da Frente de Proteção da Funai em Envira (Acre), José Carlos Meireles, as comunidades estão em perigo por causa da exploração de madeira no Peru. Semana passada, a Funai divulgou fotos, tiradas de helicóptero, de índios isolados que vivem no Acre.
Para a antropóloga Tatiana Valencia, do governo peruano, a hipótese mais provável é que sejam grupos de índios mashco piro ou murunahua, que estão na fronteira entre Brasil e Peru desde tempos pré-hispânicos.

O Globo, 01/06/2008, O País, p. 15

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.