VOLTAR

Todas as tribos ferradas

Folha Boa Vista - http://www.folhabv.com.br
Autor: Jessé Souza
09 de Jan de 2014

Li um internauta criticando a questão indígena, argumentando que os índios foram largados pelos "intelectuais". E deu como exemplo a ação dos Yanomami que vieram para a cidade e ocuparam a sede da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SEI). Ele quis dizer: "Vejam, os índios foram largados e precisam vir protestar na cidade".

Há uma completa desinformação, de uma forma geral, sobre as organizações indígenas. O que os índios Yanomami fizeram foi tomar uma decisão firme contra uma dessas jogatinas políticas - sim, com se fosse um jogo onde os políticos tentam ficar ricos manipulando tudo. Aquele órgão vem sendo negociado por um esquema político safado.

Os índios não são mais esses silvícolas tutelados. A Constituição Federal, em seu artigo 232, garante isso: "Os índios, suas comunidades e organizações são partes legítimas para ingressar em juízo em defesa de seus direitos e interesses, intervindo o Ministério Público em todos os atos do processo".

Vir à cidade protestar representa uma atitude que poucos "brancos" têm coragem de fazer. Enquanto muitas categorias de trabalhadores agem na covardia, os índios vão lá e mostram como se faz. Um parêntese: de parabéns estão os profissionais de enfermagem do Estado, principalmente os técnicos, que fizeram greve, acamparam em frente ao HGR e foram para a Assembleia Legislativa e o Palácio do Governo cobrar seus direitos.

Mas o que está acontecendo na questão indígena é que o governo Dilma não difere dos outros governos de direita, os quais pregam um desenvolvimento que não respeita quem não quer se enquadrar nessa forma de produzir riquezas para alimentar a ganância. Em Roraima, a saúde indígena está entregue aos mesmos esquemas que dilapidam os cofres públicos do Estado.

Como a esquerda brasileira surgida da guerrilha se tornou tão parecida com a direita corrupta e entreguista, até mesmo os que se dizem ultranacionalistas não sabem mais a quem atacar; e como precisam de inimigos, atacam um comunismo que não existe mais, que nunca existiu no mundo, a não ser um socialismo pela metade que se tornou totalitário porque, na verdade, seus líderes também só queriam mandar e acumular poder.

É ridículo ver supostos nacionalistas fazendo discursos venenosos contra o comunismo que já foi morto e enterrado. Lula e Dilma, por exemplo, são almas gêmeas da direita. Eles se completam e se amam. Dilma e o PT estão fazendo o mesmo que a direita. A ex-guerrilheira é mais uma que pensa que tem o melhor governo para o povo.

Os ultranacionalistas estão tão perdidos, mas tão perdidos, pois o PT tornou-se uma alma gêmea renegada, que eles chegam até defender a volta dos militares, que por sua vez só se diferenciam dos demais governos porque foram truculentos e sanguinários.

Na verdade, índios e brancos estão ferrados da mesma forma. Quem não espernear será devorado. Nem adianta achar que Joaquim Barbosa, o espetacular negro da Justiça, vai dar jeito no Brasil. Ele é tão somente um projeto da direita com resquício de esquerda. Ou um Frankenstein da nova direita-esquerda volver.

http://www.folhabv.com.br/mobile/noticia.php?id=163510

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.