VOLTAR

TJ leva inclusão digital para aldeia Karitina em Porto Velho

Impacto Rondônia - http://www.impactorondonia.com/cidades/ler.php?id=4093
16 de Abr de 2009

Na manhã desta quinta-feira (16), a presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargadora Zelite Andrade Carneiro e o juiz auxiliar da presidência, Francisco Borges, estiveram na reserva indígena Karitiana, localizada a 100 quilômetros de Porto Velho. O objetivo da visita foi conhecer a realidade da comunidade e comunicar os indígenas sobre a doação de cinco computadores para aldeia. A entrega dos computadores acontecerá, nesta sexta-feira (17), às 9h 30, no edifício-sede do Tribunal de Justiça.

"Estamos felizes e realizados com a chegada dos novos computadores", foram com estas palavras que os índios Karitianas receberam a presidente do TJ. O índio Marcos Paulo ficou emocionado com a presença da desembargadora Zelite Carneiro em sua aldeia e disse que a chegada dos computadores na reserva leva esperança para os índios, como, por exemplo, uma melhor condição do ensino/aprendizagem, atualmente distante do mundo globalizado. "Hoje estou muito feliz e agradecido pela contribuição que o Tribunal de Justiça de Rondônia está fazendo para minha comunidade. Estamos isolados do mundo e com os computadores chegando, é também um sinal de que a internet está bem próxima de nós. Vamos poder estudar mais e cultivar nossa cultura".

Para presidente do TJ, desembargadora Zelite Andrade Carneiro, é fundamental a inclusão das aldeias indígenas no mundo digital. Para ela, o índio não pode ficar desinformado e longe da tecnologia digital. "Com recursos básicos da informática, os índios vão poder dar continuidade aos estudos, a divulgação e preservação da sua cultura Karitiana".

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.