VOLTAR

Terra arrasada

O Globo, Panorama Político, p. 2
22 de Abr de 2009

Terra arrasada

Os adversários da legislação ambiental federal encontraram uma forma para tentar torná-la letra morta. A Confederação Nacional da Agricultura, defendendo a tese de que União e estados podem legislar de forma concorrente, está em campanha para que governos estaduais e Assembleias Legislativas adotem leis ambientais próprias, mais brandas e permissivas à atividade econômica.

O protótipo foi em Santa Catarina

Santa Catarina foi o primeiro estado a aprovar uma legislação ambiental que conflita com a federal. A lei catarinense tem regras mais flexíveis de proteção ao meio ambiente. A presidente da CNA, senadora Kátia Abreu (DEM-TO), considera que "muitas normas ambientais federais são excessivas, incoerentes, irreais, e apenas inviabilizam a agricultura, a pecuária e o agronegócio". A CNA vai defender a posição de Santa Catarina quando o tema chegar ao STF. A senadora é Ido Democratas, que adotou como sua bandeira o meio ambiente. Na página do partido na internet há um link, o Área Verde, que diz "Veja o que os Democratas já estão fazendo pelo meio ambiente". Lá, não há uma linha sequer tratando da atuação da ruralista.

O Globo, 22/04/2009, Panorama Político, p. 2

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.