VOLTAR

Técnicos do IMA participam de capacitação para uso de sistema do CAR

Aqui Acontece - http://aquiacontece.com.br/
Autor: Ascom/IMA
24 de Fev de 2016

Representantes do Instituto do Meio Ambiente (IMA) estão em Brasília para um treinamento que ensinará técnicos e gestores de órgãos estaduais de meio ambiente de diversos estados do Brasil a utilizar um sistema de análise do Cadastro Ambiental Rural (CAR). A Oficina de Capacitação do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SiCAR) começou na última segunda-feira (22) e termina na sexta-feira, dia 26.

De acordo com Luise Andrade, consultora do setor de Gestão Florestal do IMA, com o sistema será possível validar as informações declaradas pelos proprietários no CAR, conhecer os passivos ambientais de cada um e, a partir daí, solicitar a regularização ambiental dos imóveis. "Ontem tivemos esclarecimentos quanto à legislação e hoje estamos conhecendo o sistema", contou.

Segundo a consultora, o treinamento é fundamental para esclarecer dúvidas. "Por outro lado, abriu nossos olhos para o grande desafio a cumprir, pois o sistema apresenta muitos detalhes que demandam tempo, atenção e interpretação e Alagoas precisa regulamentar ainda muita coisa", explicou a consultora.

Prazo

O CAR é um registro eletrônico obrigatório feito a partir de imagens georreferenciadas. Instituído com o Código Florestal, deverá indicar a situação ambiental de todas as propriedades rurais, com a reunião de informações sobre as Áreas de Preservação Permanente (APPs), reserva legal, remanescentes de vegetação nativa e áreas consolidadas.

O prazo para realização do CAR vence no dia 5 de maio e os proprietários rurais que não tiverem inscrito suas áreas no SiCAR, pelo endereço www.car.gov.br, poderão sofrer restrições junto às instituições financeiras de crédito rural.

http://aquiacontece.com.br/noticia/2016/02/24/tecnicos-do-ima-participa…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.