VOLTAR

STF: Democracia em risco

JB, País, p. A3
21 de Abr de 2004

STF: Democracia em risco

Luiz Orlando Carneiro

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Maurício Corrêa, considera que a ''leniência do governo, que não toma providências enérgicas em face das invasões de terras e dos crimes cometidos em todo o país, põe em risco o estado democrático de direito''. Corrêa ressalta que não quer criar um clima de ''alarme'', mas, a seu ver, ''o governo se encontra um pouco tonto''.
- Esse episódio do assassinato de garimpeiros em Rondônia, por exemplo, traz à tona algo que precisa de meditação. Serão culpados só os garimpeiros e os índios? Não. Acho que falta ação governamental. Se é necessário preservar reservas indígenas, tem também de ser garantida a vida de cidadãos miseráveis em busca de sobrevivência.
Para Corrêa, se de um lado o governo não tem correspondido à expectativa criada na área social, ''as invasões do MST aumentam e levam ao campo grande intranqüilidade''.
- Hoje, o Brasil tem algo extraordinariamente significativo para o desenvolvimento de nossa economia, que é o agronegócio. Isso está sendo prejudicado por uma política que não corresponde à expectativa de quem aplica no campo. O ''abril vermelho'' não era só uma ameaça, é uma realidade.
E Corrêa conclui:
- O Brasil corre o risco de chegar ao ponto de uma grande frustração com essas crises também em função do desemprego. A violência no Rio, as invasões de terras e prédios mostram que o governo não soube ainda dominar a situação.

JB, 21/04/2004, País, p. A3

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.