VOLTAR

STF define em julgamento critérios de demarcação de novas terras indígenas

G1/Fantástico - https://g1.globo.com/fantastico/noticia
24 de Mai de 2020

STF define em julgamento critérios de demarcação de novas terras indígenas
Segundo estudo, apenas 97 mil proprietários rurais são donos de 21,5% do território brasileiro, enquanto 572 mil índios ocupam pouco mais da metade dessa área, cerca 13% do território.

Uma divergência histórica entre ruralistas e lideranças indígenas está prestes a ser resolvida pelo Supremo Tribunal Federal. Em que momento os índios passam a ter direito a um território? Um julgamento que começou na sexta feira (22) vai definir os critérios de demarcação de novas terras indígenas.

O Brasil tem hoje 487 terras indígenas homologadas e reservadas e outras 724 em diferentes fases do processo de demarcação. O governo Bolsonaro não demarcou nenhuma terra indígena e ainda devolveu 27 processos em andamento para enquadrá-los na exigência do marco temporal. O presidente já se manifestou várias vezes contra novas demarcações.

Um estudo feito por pesquisadores brasileiros e publicado por uma das mais importantes revistas científicas do mundo compara o tamanho das terras dos maiores fazendeiros do Brasil com o das reservas indígenas. Segundo o estudo, apenas 97 mil proprietários rurais são donos de 21,5% do território brasileiro, enquanto 572 mil índios ocupam pouco mais da metade dessa área, cerca 13% do território. O estudo mostra também que 16% do território brasileiro ainda são de terras públicas sem destinação.

https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2020/05/24/stf-define-em-julgam…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.