VOLTAR

Sob ameaças de índios, agricultores abandonam propriedades no Paraná

G1 - www.g1.globo.com
09 de Dez de 2015

Famílias de agricultores de Laranjeiras do Sul, na região central do Paraná, deixaram suas casas na tarde de terça-feira (8). De acordo com os moradores, eles foram expulsos por índios das etnias Guarani e Kaingang que reivindicam terras.

Os produtores rurais afirmam que são pelo menos 100 famílias expulsas. As terras reivindicadas pelos índios ficam na localidade de Passo Liso, na área rural de Laranjeiras do Sul. Segundo a Polícia Militar (PM), cerca de 250 indígenas de outras aldeias foram para a região; somados aos que vivem por ali, são mais de 400 índios no local.

Conforme a PM, eles fecharam estradas e alguns agricultores foram até mesmo espancados. Os índios também deram um prazo para que as famílias deixem as propriedades rurais, ainda segundo informações da polícia.

No sábado (5), um grupo de índios fez um policial refém e danificou três viaturas da PM quando os policiais tentaram entrar na área dominada. A denúncia era a de que havia uma família de agricultores refém no local. Quando a polícia prendeu um dos índios, os outros usaram paus a pedras para quebrar os veículos.

A PM informou que a segurança do local é de responsabilidade da Polícia Federal.

http://g1.globo.com/pr/campos-gerais-sul/noticia/2015/12/sob-ameacas-de…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.