VOLTAR

Site facilitará comércio de produtos dos quilombolas

Fundação Palmares palmares.gov.br
27 de Jul de 2017

A entrega das Certidões de Autodefinição das Comunidades Quilombolas de Lagoa Fea e Sossego, do distrito de Dores de Macabu, pelo Governo Federal, e o lançamento do site Rede Produtiva Quilombola marcam a sexta-feira, 28 de julho, na Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes, no estado do Rio de Janeiro. A entrega acontece às 10h e o lançamento, às 16h.

Os eventos contam com participação de representantes da Fundação Cultural Palmares, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário (DFDA), da própria Câmara Municipal de Vereadores e da Associação Estadual Quilombola (Acquilerj), além da sociedade civil.

A Certidão de Autodefinição é o primeiro documento que garante às comunidades quilombolas acesso às políticas públicas. A partir deste reconhecimento, consegue-se potencializar ações e serviços municipais, estaduais e federais que promovam a cidadania dos moradores dessas áreas.

A idéia do site Rede Produtiva Quilombola surgiu em 2016, a partir da necessidade das populações de escoar seus produtos para o consumo nas grandes cidades. São comunidades tradicionais, baseadas na agricultura familiar e com legados históricos que necessitam de acesso a seus direitos. O endereço do site é www.redeprodutivaquilombola.org.br.

Com a divulgação dos seus produtos, possibilita-se a permanência das famílias e dos jovens no campo, com sustentabilidade e preservação de suas identidades culturais. O projeto piloto da Rede torna os quilombolas protagonistas e independentes, com seu próprio meio para comercializar o que produzem.

http://www.palmares.gov.br/?p=46550

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.