VOLTAR

Sesai traça metas para saúde mental indígena

Sesai - http://portal.saude.gov.br/
16 de Mar de 2011

Técnicos da Secretaria de Atenção a Saúde/MS/Dapes se reuniram ontem (15), com o Secretário Nacional de Saúde Indígena, Antônio Alves de Souza, para discutir a aplicação de programas da saúde mental nas comunidades indígenas. "A reunião serve para fazermos ações integradas no ministério. A questão das drogas e do alcoolismo é grave e precisa de atenção nas aldeias", declara o Secretário.

O secretário afirma que técnicas utilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nos projetos de saúde mental não funcionam automaticamente para a população indígena. "É preciso uma adaptação aos costumes, à cultura indígena, para que possamos obter os resultados desejados", afirma o Secretário.

Antônio explicou aos técnicos do Dapes as especificidades da saúde indígena e os desafios de levar atendimento a regiões onde a presença do Estado ainda precisa melhorar. "Temos locais como a comunidade Yanomami, em Roraima, onde só é possível chegar de avião, através de parceria com o exército. Temos que compreender essas especificidades para adaptar os diversos programas do SUS a realidade indígena".

Diálogo

Para Dário Pascal, Diretor do Dapes, o momento é de diálogo entre as Secretarias do Ministério. "Buscamos entender o funcionamento da saúde indígena para formar parcerias. Estamos à disposição para colaborar com a Sesai. O objetivo do ministro Alexandre Padilha é que todas as ações do Ministério sejam feitas de forma integrada".

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/Gestor/visualizar_texto.cfm?idt…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.