VOLTAR

Sesai apresenta metas para o saneamento nas aldeias

Sesai - http://portal.saude.gov.br/
19 de Abr de 2011

Dando continuidade à programação do Abril Saúde Indígena, a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) apresentou, na manhã hoje (19), as metas para ampliação do saneamento ambiental em terras indígenas. O objetivo é chegar a 2014 com 92% da população indígena coberta com abastecimento água. Hoje esse índice é de 64%, o que representa 371.500 índios de uma população total de 577 mil que vivem nas aldeias.

"Para 2011, a nossa meta é atender mais 423 aldeias que receberão obras de instalação e ampliação dos serviços de abastecimento e saneamento. E para isso contaremos com um orçamento de R$ 50 milhões.", explicou a Coordenadora Geral de Edificações e Saneamento Ambiental da Sesai, Lucimar Correa. A estratégia é priorizar os estados que tem alto déficit no serviço de saneamento para receberem as obras. Atualmente os cinco estados de maior déficit são Amazonas, Roraima, Acre, Pará e Pernambuco.

Outros critérios também foram estabelecidos pela Sesai para definir quais as comunidades que terão prioridade nas obras de saneamento ambiental. Entre os parâmetros estão: alto índice de mortalidade infantil, aldeias contidas nos municípios do Semiárido (AL, CE, PE e BA) e comunidades com obras e serviços inacabados.

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/Gestor/visualizar_texto.cfm?idt…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.