VOLTAR

A Serra do Mar que o crime vai ocupando

O Estado de São Paulo
Autor: Moacir Assunção e José Luis da Conceição
05 de Out de 2002

Parte dos bairros-cota vive com medo dos traficantes, como acontece nos morros do Rio; até comício de candidata teve de ser cancelado.
O aumento explosivo da população dos bairros-cota de Cubatão, no Parque Estadual da Serra do Mar, e a qualidade de vida precária dessas pessoas transformou os locais em focos de criminalidade nos últimos anos.

Superpopulação - Os bairros-cota 200, 400 e 500, chamados assim por causa de sua altura em relação ao nível do mar, e o bairro da Água Fria ficam dentro do Parque Estadual da Serra do Mar, reserva de mata atlântica no Estado. Atualmente, abrigam cerca de 25 mil pessoas, empurradas para os bairros-cota após a crise do pólo petroquímico e do Porto de Santos, dois dos maiores empregadores da região.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.