VOLTAR

Série 'Conheça Manaus' dá dicas de roteiros naturais da cidade

A Crítica - http://acritica.uol.com.br/
02 de Out de 2014

A série especial Conheça Manaus termina nesta quinta-feira, 2, com dica de roteiro turístico dos atrativos naturais da cidade. Durante todo o mês de setembro, a série indicou espaços históricos e de entretenimento da capital amazonense como forma de celebrar o Dia Mundial do Turismo - 27 de setembro.

Após as dicas dos espaços, a série é finalizada destacando a natureza e belezas naturais amazônicas em Manaus, considerada a capital da maior floresta tropical do planeta e também a 'Capital da Amazônia'. A cidade é também conhecida pela valorização das belezas arquitetônicas em sintonia com as naturais, ou seja, é possível conhecer a floresta e os animais que nela habitam sem sair do perímetro urbano.

Entrando no roteiro, ainda pela manhã, a dica é começar pela Reserva Florestal Adolpho Ducke, localizada na zona Leste. O local abriga uma área de floresta amazônica de 100 km e possui jardim botânico com inúmeras espécies de borboletas, insetos, macacos e preguiças. Os animais podem ser vistos no decorrer dos 3 km de trilhas existentes.

À tarde, vale a pena visitar o Bosque da Ciência, localizado na área urbana de Manaus, nas dependências do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), no Aleixo, zona Centro-Sul. O local reúne entretenimento aliado ao conhecimento sobre a Amazônia. Em 13 hectares, aproximadamente, é possível conhecer diversos animais da região, como o peixe-boi, a ariranha, jacarés e uma grande quantidade de quelônios (tartarugas).

Durante a tarde, vale visitar o Parque do Mindu, uma das quatro Unidades de Conservação da cidade. O parque foi criado em 1989 pela Prefeitura de Manaus e é administrado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). O espaço passou por reforma este ano. Com 42,05 hectares de biodiversidade, é uma vitrine de espécies da flora, fauna e outros elementos do ecossistema amazônico. No parque é possível fazer caminhadas, trilhas suspensas e aproveitar o espaço para um lanche.

Para quem prefere curtir o dia aproveitando as águas que banham a cidade, a dica é pegar um barco e passear pelo Rio Negro, incluindo no roteiro um dos pontos turísticos mais conhecidos de Manaus: o Encontro das Águas, um fenômeno que ocorre na confluência do Rio Negro, de águas negras, com o Solimões, de águas barrentas, no qual as águas dos dois correm lado a lado sem se misturar, por uma extensão de mais de seis quilômetros. À frente os dois rios formam o grandioso Rio Amazonas. O passeio dura por volta de quatro horas e pode ser acompanhado de almoço em um dos vários restaurantes flutuantes de Manaus. Para realizá-lo, é aconselhável procurar uma agência de turismo.

Vale conhecer ainda o Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs), criado e administrado pelo Exército Brasileiro. Aberto ao público em 1967, o local abriga um zoológico com cerca de 300 animais da fauna amazônica, como onça pintada, a arara azul e a vermelha, a pantera negra, o macaco prego e as cobras jiboia e jararaca. Bem próximo, um ótimo lugar para relaxar é a praia do Complexo Turístico Ponta Negra, na zona Oeste, primeira dica desta série. Além de presenciar um belo pôr-do-sol com o Rio Negro como cenário, há ainda a opção de passeio pelo calçadão e o aproveitamento das áreas destinadas às práticas de lazer, esporte e entretenimento.

Praia do Tupé

Deixando a zona urbana da cidade, vale conhecer os atrativos naturais da Praia do Tupé, que pode ser desfrutada de setembro a março, quando as águas do Rio Negro estão mais baixas devido à vazante. Localizada na margem esquerda do Rio Negro, na zona rural de Manaus, também é administrada pela Semmas. Lá é possível conhecer uma comunidade indígena que convida os visitantes para assistir e participar de seus rituais de dança.

Os permissionários da praia receberam recentemente cursos de capacitação de atendimento turístico, coordenado pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) em parceria com a Escola de Serviço Público Municipal (Espi).

Conheça Manaus

A série Conheça Manaus é uma iniciativa da Prefeitura de Manaus, por meio da Manauscult, e destacou ao longo do mês espaços históricos e naturais da cidade. As dicas são reunidas virtualmente (no site e facebook da Manauscult e do GuiaTur e no aplicativo deste último) e são direcionadas não apenas aos turistas, mas também aos próprios manauaras para que estes possam "redescobrir" a cidade e seus atrativos.

http://acritica.uol.com.br/vida/Manaus-Amazonas-Amazonia-Serie-Conheca-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.