VOLTAR

Seminário aborda segurança alimentar e nutricional dos povos indígenas/Dsei Cuiabá-MT

Funasa
23 de Abr de 2008

Fortalecer a promoção de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Indígenas na área de abrangência do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei Cuiabá/MT). Este é o principal objetivo do "I Seminário de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Indígenas do Dsei Cuiabá/MT", que será promovido pela Funasa/Core/MT, Dsei Cuiabá e UFMT/Uniselva MT, em parceria com o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea/MT).

O evento, marcado para os dias 24 e 25 de abril de 2008, no Auditório do Centro Cultural da UFMT em Cuiabá/MT, contará com a participação de 150 pessoas e reunirá representantes indígenas, acadêmicos de nutrição, ONGs, rede cidadã de mobilização social e instituições afins, para construção intersetorial de políticas públicas na área de alimentação e nutrição para os povos indígenas.

Com o tema "Por um Desenvolvimento Sustentável com Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional para a População Indígena", este seminário tratará das Políticas Públicas Indígenas, Políticas Públicas em Alimentação e Nutrição. Serão apresentados trabalhos de instituições ligadas às questões indígenas, exemplos de projetos bem sucedidos, agricultura familiar, subsistência e sustentabilidade e o Sisvan Indígena, dentre outros.

Em março de 2007, foi realizado pelo Consea/MT o I Seminário Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Indígenas, onde foram discutidas e encaminhadas várias propostas. No I Seminário na área de abrangência do Dsei Cuiabá/MT, serão retomadas as discussões das propostas do Seminário Estadual para as dez etnias pertencentes ao Dsei Cuiabá entre elas: Enawene-Nawe, myky, Irantxe, paresi, Nambikwara, umutina, Bakairi, Bororo, Chiquitano, Guató.

Participarão palestrantes de várias instituições, como Consea, Nacional e Estadual, MDS, Ministério do Meio Ambiente (Carteira Indígena), Funasa, Funai, UFMT, Governo Estadual, ONGs e Representante Indígena.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.