VOLTAR

Sem-terra ocupam reserva indígena

Diário do Pará
11 de Jun de 2007

Desde o último dia 20, pelo menos 70 famílias de sem-terra estão ocupando a parte sul da reserva indígena Mãe Maria, dos índios Gavião Parkatêjê, no município de Bom Jesus do Tocantins. Uma equipe da Fundação Nacional do Índio (Funai), Polícia Federal e do Ministério Público Federal ficou de seguir hoje (6) para a área a fim de comunicar aos invasores que eles terão de sair da reserva imediatamente. A situação é tensa no local.

Segundo o chefe administrativo do Escritório Regional da Funai em Marabá, Odiney Aidan, os sem-terra já foram notificados de que a área é uma reserva homologada pelo governo federal para fins de preservação dos costumes indígenas, mas mesmo assim eles ainda não deixaram a terra.

Ainda de acordo com ele, os próprios índios, acompanhados de funcionários da Funai, fazem uma busca volante todos os dias por todos os pontos da reserva e vez por outra encontram caçadores e invasores. Estes são obrigados a se retirar imediatamente, mas desta vez a situação é diferente porque o número de sem-terra é bem maior e eles se recusam a sair.

Para Odiney Aidan, o maior problema nesse tipo de situação é o desmatamento do meio ambiente, ainda mais se tratando de um grupo relativamente grande como este (aproximadamente 350 pessoas).

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.