VOLTAR

Seca atípica no Amazonas isola ribeirinhos

FSP, Cotidiano, p. C8
02 de Dez de 2009

Seca atípica no Amazonas isola ribeirinhos

Kátia Brasil
Da agência Folha, em Manaus

Uma estiagem atípica na região dos rios Negro, que teve em 2009 cheia histórica, e Solimões deixou 14 mil famílias isoladas em cinco cidades do Amazonas. Especialistas dizem que a estiagem decorre do fenômeno El Niño- aquecimento das águas do Oceano Pacífico-, que interfere nas chuvas e no clima da Amazônia.
Os municípios de São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro, Manaquiri, Caapiranga e Anamã decretaram estado de emergência.
Em São Gabriel e Santa Isabel, banhados pelo Negro -cujo nível das águas ficou em 15,94 m ontem, abaixo dos 16 m do limite de emergência-, barcos que trazem alimentos e combustíveis de Manaus não conseguem mais atracar nos portos.
Marco Oliveira, do Serviço Geológico do Brasil, diz que a tendência para dezembro, que marca o início do inverno amazônico, é de seca.

FSP, 02/12/2009, Cotidiano, p. C8

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.