VOLTAR

Seca afeta 122 mil em 18 municípios no AM

OESP, Vida, p. A21
22 de Set de 2010

Seca afeta 122 mil em 18 municípios no AM
TRE emitiu parecer favorável à consulta do governo para ajuda no período eleitoral. Auxílio emergencial deve chegar até o fim da semana

Liège Albuquerque / Manaus

A Defesa Civil do Amazonas deve começar até o fim desta semana a ajuda emergencial a 27.947 famílias atingidas pela seca nas calhas do Rio Solimões e seu afluente Juruá. São mais de 122 mil pessoas em 18 municípios que decretaram situação de emergência. Mais da metade está isolada - nem por canoa o acesso é possível.
O nível do Rio Negro, que banha a capital amazonense, continua descendo cada vez mais. O Solimões sobe cerca de 30 centímetros por dia desde a semana passada, quantidade ainda insuficiente para normalizar a vida dos ribeirinhos. Ontem, o Solimões media 1,17 metro à margem e o Negro, 18,87 metros - 4 centímetros a mais do que o medido no mesmo dia em 1963, ano da maior vazante.
"Somente dentro de três semanas o efeito da subida das águas do Solimões poderá ser sentido nas águas do Rio Negro", disse o superintendente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) no Amazonas, Marco Oliveira.
Na semana passada, por cinco dias consecutivos, o Negro bateu recordes de medição abaixo dos números registrados nos mesmos dias em 1963. Naquele ano, o Negro chegou a 13,64 metros no pico de outubro.
TRE. Anteontem à noite, o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas emitiu parecer favorável à consulta do governo estadual para a ajuda aos ribeirinhos, por conta da proibição da distribuição de bens à população em período eleitoral. A lei prevê a exceção em situação de emergência, mas, como o governador Omar Aziz (PMN) é candidato à reeleição, a administração julgou necessária a consulta.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, coronel Roberto Rocha, as ações de ajuda serão coordenadas em seis municípios: Tefé, Tabatinga, Eirunepé, Cruzeiro do Sul e Lábrea, no Amazonas, e Porto Velho, em Rondônia. Se a seca nos dois rios persistir por mais três semanas, pelo menos outros 20 municípios deverão decretar estado de emergência.
Além de cestas básicas e remédios, que serão distribuídos com a ajuda do Exército, a Defesa Civil anunciou a compra de 10 mil purificadores de água, no valor unitário de R$ 202, que devem chegar a Manaus na próxima semana. Os purificadores serão comprados sem licitação, o que é permitido em situação de emergência, e devem ser distribuídos a famílias isoladas.

OESP, 22/09/2010, Vida, p. A21

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100922/not_imp613350,0.php

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.