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Sangue Yanomami coletado indevidamente nos anos 60 é enterrado em aldeia

Galileu - http://revistagalileu.globo.com
07 de Abr de 2015

Sangue Yanomami coletado indevidamente nos anos 60 é enterrado em aldeia

Depois de mais de 40 anos de luta, indígenas conseguiram repatriar os 2.693 frascos mantidos nos EUA por todo este tempo: as amostras eram uma afronta à cultura do povo
Entre 1960 e 1970, o antropólogo Napoleon Chagnon e o geneticista James Neel protagonizaram o que viria a ser reconhecido como um grande escândalo ético da pesquisa em ciências sociais: eles persuadiram índios Yanomami do Brasil e da Venezuela a doarem amostras sanguíneas sem a devida permissão das autoridades tribais. Os cientistas levaram o material para ser estudado na Universidade da Pensilvânia, nos EUA, onde ele permaneceu por mais de quatro décadas, até ser devolvido nos últimos dias e devidamente enterrado em solo sagrado na aldeia.
Apesar de não parecer grande coisa, para a cultura Yanomami o fato de não poder reaver aquele sangue tinha um significado simbólico imenso. Quando alguém da comunidade morre, seu corpo deve ser cremado junto de todos os seus pertences - do contrário, o espírito não consegue se separar do mundo dos vivos. Para não ferir a tradição funerária e suas crenças, os indígenas se mobilizaram neste período junto a diversos órgãos brasileiros para repatriar os 2.693 frascos, que chegaram ao Brasil no dia 26 de março. Eles foram devidamente enterrados na última sexta-feira (3) em frente a um dos pilares da Yanoa (maloca na língua yanomae), uma casa comunitária que abriga mais de 120 índios na região de Toototobi, divisa entre os estados do Amazonas e Roraima.
Como explicou a BBC Davi Kopenawa, líder e pajé do povo amazônico que na época tinha em torno de 10 anos, os pesquisadores ofereceram itens como peças de cerâmica, cordas e facas em troca do sangue. Em nenhum momento eles especificaram que iriam fazer testes genéticos com as amostras para descobrir se os Yanomami descendiam dos primeiros seres humanos a cruzar o Estreito de Bering há milhares de anos. Kopenawa se diz horrorizado de pensar que os frascos ficaram guardados em freezers por todo este tempo. O enterro foi marcado por muita festa e comoção. "Nós ficamos bem pacientes com o sangue, não podia quebrar os vidros, tem que ter respeito com o nosso sangue ancestral", disse ao G1 de Roraima, que acompanhou a celebração.
Segundo Davi, 30 pessoas que doaram sangue na época continuam vivas, e 15 delas estavam presentes durante a cerimônia, incluindo ele próprio. Também marcaram presença representantes do Ministério Público Federal (MPF), do Itamaraty, da Fundação Nacional do Índio (Funai), da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e do Instituto Socioambiental (ISA), órgãos que ajudaram na luta pela repatriação. Mas, de acordo com Deborah Duprat, subprocuradora-geral da República, o mérito maior é dos próprios indígenas. "Acho que é uma vitória principalmente dos Yanomami. A luta deles foi incansável. Em nenhum momento desistiram ou se conformaram com a demora".

http://revistagalileu.globo.com/Sociedade/Ativismo/noticia/2015/04/sang…

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