VOLTAR

Risco líquido e certo

FSP, Opinião, p. A2
18 de Set de 2014

Risco líquido e certo

Há consenso de que estiagem atual é grave, e não só em SP; Alckmin precisa ir além do cálculo eleitoral e liderar campanha para poupar água
O debate sobre segurança hídrica realizado anteontem (16) pela Folha evidenciou um consenso: é muito séria a estiagem que se abate não só sobre a região metropolitana de São Paulo mas também sobre outras partes do Estado e do país.
O que se discute é se os respectivos governos estão preparados para enfrentá-la, como assinalou a série de reportagens "Tudo Sobre/Crise da Água" (folha.com/agua).
No caso da metrópole paulista, a realidade se encarregou de demonstrar que o governo de Geraldo Alckmin (PSDB) e a empresa estatal de água e saneamento, Sabesp, foram apanhados desprevenidos pela escassez de chuvas, que caiu a níveis nunca vistos em 84 anos.
É disputável quanto caberia a um administrador precaver-se para evento tão raro; mas é certo que a reação tucana deixa a desejar.
O secretário paulista de Saneamento e Recursos Hídricos, Mauro Arce, negou no debate que tenha faltado investimento governamental. Disse também ser impossível, por custoso, afastar todo e qualquer risco nessa área.
Já sua justificativa para não haver campanha mais intensa de esclarecimento é tíbia: impedimento pela lei eleitoral. Ora, há um mês a Justiça autorizou a retomada da publicidade acerca desse tema, mas as peças oficiais não passam de apelos anódinos à cidadania.
Diante do cenário atual, seria de esperar a divulgação de informações sérias, seja para estimular a economia de água, seja para fazer conhecer os planos emergenciais --se é que existem-- no caso de as chuvas seguirem abaixo da média.
Em realidade, o governador Alckmin, candidato à reeleição, se esquiva de medidas com algum risco eleitoral, como a aplicação de multas por desperdício, que chegou a cogitar. De resto, conta com as chuvas como conta com o dia da eleição, como se ambos estivessem consagrados no calendário.
Essa é a atitude dominante entre administradores e cidadãos brasileiros: encarar a água como um dado da natureza, e as secas, como raras e inevitáveis fatalidades.
Tal mentalidade precisa mudar, como defenderam outros participantes do debate (Carlos Nobre, climatologista do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Vicente Andreu Guillo, diretor-presidente da Agência Nacional de Águas, e Maria Cecilia Wey de Brito, secretária-geral da ONG WWF).
A sucessão incomum de desastres naturais não autoriza mais confiar nos cálculos tradicionais de risco de recorrência de catástrofes. O clima parece estar em transição, e todos os governantes --não só os paulistas-- precisam adaptar-se à nova realidade.

FSP, 18/09/2014, Opinião, p. A2

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/186189-risco-liquido-e-certo.s…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.