VOLTAR

Rio Branco recebe Mostra Vídeo nas Aldeias

Agência de Notícias do AC - http://www.agencia.ac.gov.br/
09 de Abr de 2010

Evento de cinema etnográfico acontece em vários pontos da cidade e traz cineastas indígenas para debate

Você tem ideia da quantidade de filmes produzidos por indígenas dentro e fora de suas comunidades? Se não tem, surge a oportunidade perfeita para você conhecer. Vem aí a Mostra Vídeo nas Aldeias, que acontece em cinco pontos de Rio Branco, de 12 a 18 de abril, com vídeos produzidos por cineastas indígenas. O ponto mais marcante dessa Mostra é o fato de que todas as exibições que irão acontecer contarão com a presença dos realizadores para trocar idéias com o público acreano.

É a primeira vez que uma mostra de filmes de cineastas indígenas é realizada no Acre. Antes, os filmes produzidos ficavam restritos à festivais de cinema etnográfico em grandes centros, como São Paulo. A mostra também será um momento importante para divulgar em Rio Branco a distribuição dos Kits Cineastas Indígenas para as escolas de todo o Brasil, numa cerimônia de lançamento com a Secretaria de Educação do Acre, na Biblioteca da Floresta, no dia 13 de abril,às 9 horas.

A mostra também se torna uma comemoração ao Dia do Índio, que acontece dia 19 de abril. Os cineastas indígenas presentes serão Mutua Mehinaku e Takumã Kuikuro (Kuikuro), Patrícia Ferreira e Ariel Ortega (Guarani), Caimi Waiasse Xavante e Divino Tserewahú Tsereptese (Xavante), Valdete da Silva Pinhanta, o Bebito (Ashaninka), José de Lima Kaxinawa, o Zezinho Yube e Maria Jarlene Kaxinawa (Hunikui), representantes dos estados do Acre, Mato Grosso e Rio Grande do Sul. Além dos filmes produzidos pelos cineastas indígenas, o filme Corumbiara, de Vincent Carelli, curador da mostra, também será exibido na programação. Corumbiara ganhou o Kikito de melhor filme, no 37 Festival de Gramado (2009).

Os filmes serão apresentados em vários espaços culturais, que abrigam cineclubes da cidade. No centro de Rio Branco eles serão exibidos na Biblioteca da Floresta e a na Filmoteca Acreana, da Biblioteca Pública Estadual. Porém, com o objetivo de dinamizar outros espaços e permitir o acesso desse trabalho ao público de outros bairros, os filmes também serão exibidos no Teatro Barracão, no Cineclube Som da Floresta e no Cineclube Aquiry.

As exibições na Biblioteca da Floresta estão pautadas para receber estudantes. Já na Filmoteca Acreana receberá vários públicos, mas as escolar interessadas no agendamento, podem entrar em contato pelo telefone é 3223-6041, falar com Rodney.

A Mostra é uma realização do Vídeo nas Aldeias e conta com o apoio do Governo do Estado Acre, através da Fundação Elias Mansour e Biblioteca da Floresta.

Vídeo nas Aldeias

Criado em 1987, Vídeo nas Aldeias (VNA) é um projeto precursor na área de produção audiovisual indígena no Brasil. O objetivo do projeto foi, desde o início, apoiar as lutas dos povos indígenas para fortalecer suas identidades e seus patrimônios territoriais e culturais, por meio de recursos audiovisuais e de um produção compartilhada com os povos indígenas com os quais o VNA trabalha.

O VNA surgiu dentro das atividades da ONG Centro de Trabalho Indigenista, como um experimento realizado por Vincent Carelli entre os índios Nambiquara. O ato de filmá-los e deixá-los assistir o material filmado, foi gerando uma mobilização coletiva. Diante do potencial que o instrumento apresentava, esta experiência foi sendo levada a outros grupos, e gerando uma série de vídeo sobre como cada povo incorporava o vídeo de uma maneira particular.

Em 2000, o Vídeo nas Aldeias se constituiu como uma ONG independente. A trajetória do Vídeo nas Aldeias permitiu criar um importante acervo de imagens sobre os povos indígenas no Brasil e produzir uma coleção de mais de 70 filmes, a maioria deles premiados nacional e internacionalmente, transformando-se em uma referência nesta área.

Programação em PDF - Clique aqui (http://www.agencia.ac.gov.br/images/stories/downloads/mostra_video_nas_…)

http://www.agencia.ac.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.