VOLTAR

Revista especializada em cultura indígena destaca qualidade científica de autores da PB

PB Agora - http://www.pbagora.com.br
07 de Set de 2013

A revista Brasileiros de Raiz, edição junho/julho, Ano III, no 14/2013, da RRCK Comunicação e Marketing/Apoio Institucional da Sociedade NHEEHGATU, Brasília-DF, veicula extensa matéria sobre a Coleção Brasil Plural, dor professores paraibanos Moaci Carneiro e Maria do Socorro Carneiro. Diz a matéria:

"Já está disponível no circuito comercial de livros didáticos do País a Coleção Brasil Plural, dos Profs. Drs. Moaci Alves Carneiro e Maria do Socorro Carneiro. Trata-se de um rico material didático-pedagógico, voltado para alunos de ensino fundamental e médio. É uma resposta concreta às determinações das Leis no 10.639/2003 e 11.645/2008, que, alterando a Lei de Diretrizes Bases da Educação Nacional (Lei n" 9.394/1996), determinam a inclusão no currículo oficial da rede de ensino, portanto das escolas públicas e privadas, o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.

A relevância da Coleção Brasil Plural está precisamente na reconhecida contribuição que pode oferecer às escolas de educação básica do País, disponibilizando conteúdos programáticos, conceitual e didaticamente organizados. Série a série, para que as nossas salas de aula não sejam também espaços de exclusão destes dois atores essenciais da formação histórica da sociedade brasileira: o negro e o índio. Ignorá-los é tentar apagar traços e contribuições marcantes destes dois protagonistas de nossa história. Suas intervenções nas áreas social, econômica e política do nosso País foram decisivas nos primeiros séculos do nosso desenvolvimento, pela força do seu protagonismo. Depois disso, suas presenças continuam com um alto poder de germinação em nossa cultura essencial.

A Coleção Brasil Plural foca a aprendizagem da história e da Cultura Indígena em uma dimensão de conteúdos leves e lúdicos, curiosos e construtivos, informativos e indutivos, ensejando aos alunos das escolas de educação básica no País a oportunidade de entenderem o que a Constituição de 1988 e a legislação infraconstitucional indicam quando asseguram aos índios no Brasil o

direito de permanecerem índios, ou seja, serem reconhecidos como eles mesmos, com suas línguas, culturas, tradições, mas, igualmente, como importantes protagonistas de nossa história. "

E arremata a matéria:

"Nós da Brasileiros de Raiz apoiamos o projeto desde que tomamos conhecimento de sua existência e acreditamos que ele terá fundamental importância para que as futuras gerações de brasileiros tenham uma visão mais real e correta dos Povos Indígenas, desempenhando papel importante na construção de uma sociedade menos preconceituosa, que respeite, se orgulhe e contribua para a preservação da cultura indígena, a única raiz étnico cultural verdadeiramente brasileira.

http://www.pbagora.com.br/conteudo.php?id=20130907110408&cat=paraiba&ke…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.