VOLTAR

Reunião de pauta #65: Compromisso com a demarcação 

OBIND - http://obind.eco.br/2023/03/20
20 de Mar de 2023

Reunião de pauta #65: Compromisso com a demarcação 

por Monitoramento | mar 20, 2023 | Resenha Indígena | 0 Comentários

Joenia Wapichana encontrou líderes dos povos Munduruku e Tupinambá e reafirmou que o governo vai retomar os processos de demarcação das Terras Indígenas. "As demarcações são uma preocupação pessoal do presidente Lula, e a Funai está empenhada em retomar os processos de demarcação paralisados", disse a presidenta da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). 

Célia Xakriabá. Depois de conseguir as assinatura para reconstituir a Frente Parlamentar dos Povos Indígenas, a deputada Célia Xakriabá (Psol-MG) foi eleita para a presidência da Comissão da Amazônia e Povos Originários da Câmara dos Deputados, e se tornou a primeira mulher indígena a presidir uma Comissão da Casa. Segundo a Câmara, a Comissão da Amazônia e Povos Originários discute e vota propostas relativas ao desenvolvimento da região Amazônica e assuntos indígenas, como o regime das terras tradicionalmente ocupadas por esses povos. Não serei somente uma pessoa indígena a presidir a comissão, serão 900 mil cocares que assumem a comissão comigo", disse. 

Bolsa Família Indígena. Reportagem exclusiva do Brasil de Fato conta que o governo Lula discute internamente a criação do Bolsa Família Indígena, que não seria um novo benefício, mas derrubar barreiras burocráticas e beneficiar famílias indígenas que precisam fazer viagens longas e caras para sacar as parcelas. "Há comunidades que só têm acesso por via aérea, outras apenas por via fluvial. No período de estiagem, quando os rios estão baixos, fica mais difícil ainda. Então os custos são altíssimos", explica Juci Carneiro, gestora territorial indígena do povo Macuxi.

Povos Indígenas no Brasil. O Instituto Socioambiental vai lançar o livro "Povos Indígenas no Brasil 2017-2022", 13ª edição da publicação que traz informações completas sobre os povos indígenas que vivem no território brasileiro. São 1,5 milhões de pessoas divididas em 266 povos, falando mais de 160 línguas e vivendo em 731 Terras Indígenas. 

Yanomami. Reportagem da Agência Pública denuncia que o Ministério da Justiça chefiado por Anderson Torres sabia, em 2021, que desnutrição infantil, mortalidade infantil e malária atingiam oito regiões, com 22 aldeias, na Terra Indígena Yanomami, em Roraima. 

http://obind.eco.br/2023/03/20/reuniao-de-pauta-65-compromisso-com-a-de…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.