VOLTAR

Reunião de chanceleres vai definir estratégias para países amazônicos

GM, Meio Ambiente, p.A9
10 de Set de 2004

Reunião de chanceleres vai definir estratégias para países amazônicos

A Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) fará durante a II Feira Internacional da Amazônia, que será realizada de 14 a 17 de setembro, em Manaus, a primeira reunião de ministros das Relações Exteriores de seus países membros. O encontro é mais uma movimentação da secretaria permanente, criada há cerca de dois anos, para dar peso político à entidade.
De acordo com a secretária geral da OTCA, Rosalía Arteaga Serrano, "a participação dos chanceleres é uma demonstração de apoio dos governos à organização e ao papel que ela deve assumir na integração da região".
São esperados os ministros da Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. Eles devem aprovar o plano estratégico da entidade para o período 2004-2012, que tem como base quatro eixos temáticos: conservação e uso sustentável dos recursos naturais, gestão do conhecimento e transferência tecnológica, integração e competitividade regional e ainda fortalecimento institucional.
Com um orçamento de US$ 2 milhões por ano - o que não é muito, devido à quantidade de problemas da região - a OTCA também elaborou para o dia 17 um seminário internacional sobre integração e cooperação econômica, que irá colocar na pauta, entre outros assuntos, a necessidade de se encontrar mecanismos alternativos de financiamento. O evento contará com a presença do representante no Brasil da Cooperación Andina de Fomento (CAF), José Vicente Maldonado.
Também serão abordados temas como a integração física da região, a padronização de legislações e o intercâmbio tecnológico. Neste quesito, a OTCA quer se aproximar da Associação das Universidades Amazônicas (Unamaz). "É nesses locais que está o conhecimento, que irá ajudar a oferecer novas possibilidades econômicas para a região", diz Rosalía.

GM, 10-12/09/2004, Meio Ambiente, p. A9

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.