VOLTAR

Retomada Truká continua. Funai fez reunião na manhã desta segunda-feira

CIMI
09 de Jul de 2007

Administradora da Funai em Pernambuco esteve na retomada Truká

O povo Truká mantém desde quinta-feira a retomada de suas terras tradicionais que estão sendo usadas para o início das obras de transposição.

Na manhã desta segunda-feira, o grupo esteve reunido na retomada com administradora da Funai em Pernambuco, Estella Parnes. Um dos pontos de pauta foi o envio, pela Funai, de antropólogo para o estudo sobre as terras reivindicadas.

Cerca de mil pessoas estão na retomada. O povo Truká é composto por cerca de 3500 integrantes que vivem na Ilha de Assunção e nas ilhotas em volta delas. Pelo menos outras mil pessoas vivem nas cidades da região, sobretudo Cabrobó.

Os Truká têm realizado seus rituais - sobretudo a dança do Toré - diariamente na retomada.

A retomada fica a cerca de 8km de Cabrobó e é conhecida como fazenda do Tonho da Lalinha.

Os Truká continuam recebendo o apoio dos movimentos sociais acampados no Assentamento Jibóia, a 10 quilômetros de Cabrobó. Durante o final de semana, grupos dos acampamentos fizeram visitas um ao outro.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.