VOLTAR

Resgate da língua indígena movimenta professores no Amazonas

Portal da Amazônia - http://www.portalamazonia.com.br/
15 de Mai de 2012

Centro Cultural dos Tikunas realiza atividades em Manaus para manter viva a sua cultura

MANAUS - Presentes na tríplice fronteira, que liga o Brasil, Peru e Colômbia, o povo Tikuna é uma das populações mais tradicionais da Amazônia. A língua desses povos é falada aproximadamente por 40 mil pessoas. No Brasil, a maior parte das aldeias do grupo se encontra às margens do rio Solimões, no Amazonas.

Com o objetivo de resgatar e manter viva a língua, as músicas, mitos, lendas e rituais tikunas, mesmo que seja fora de suas aldeias, o Centro Cultural dos Tikunas desenvolde um trabalho na capital amazonense, junto às crianças da rede pública municipal de ensino.

Segundo o professor do Centro Cultural, Aldenor Barqui Feliz, o projeto foi implantado em 2003, voltado principalmente para a revitalização da língua tikuna dentro da comunidade indígena tikuna desaldeada que vive na capital amazonense, na zona Norte da cidade.

De acordo com o professor Aldenor Basqui Felix, além dos trabalhos que envolvem o resgate da linguagem, outro ponto da cultura deste povo ganha grande destaque entre os pequenos indígenas: a prática artesanal. A atividade é mantida entre as crianças, como forma de sustento às tradições do povo tikuna para as novas gerações.

"Resolvemos criar o projeto pois começamos a perceber que nossa cultura estava se perdendo entre nossos jovens. Eles não sabiam responder em nossa língua materna. Então, para que ela não seja extinta, entramos com os ensinamentos de nossas tradições", explicou o professor.

*Notícia acompanhada de vídeo.

http://www.portalamazonia.com.br/editoria/amazonia/resgate-da-lingua-in…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.