VOLTAR

Reserva indígena de Cacique Doble destina 50 por cento das terras para preservação ambiental

Procuradoria da República do Rio Grande do Sul
09 de Abr de 2008

Os habitantes da Área Indígena de Cacique Doble vão reservar 50 por cento de suas terras para a preservação ambiental. A decisão foi tomada durante Audiência Pública sobre a divisão da área para o plantio da próxima safra. A Funai comprometeu-se, perante os índios, a fazer gradualmente, durante um ano, o plantio de árvores nativas, com o objetivo de atingir esse percentual. A área restante será dividida em agriculturável e de capoeira. A reunião foi chamada pelo Ministério Público Federal, após um conflito ocorrido no final do ano passado, sobre a utilização das terras.

A Audiência Pública teve a presença do procurador da República em Erechim, Pedro Antônio Roso; do chefe do posto da Funai, Jorge Carvalho; do cacique Berto Ferreira Doble, além de muitos moradores da reserva. De acordo com o procurador da República, as terras haviam sido apropriadas por um pequeno grupo de índios, sendo que a maioria da aldeia não conseguia plantar. "Esperamos que com esse acordo a situação de distribuição dos lotes fique normalizada e se solucione outro sério problema, o da degradação ambiental", afirmou Pedro Antônio Roso. Cada família terá o direito a 16 hectares para o plantio.

Na audiência pública, que contou com mais de cem participantes, ficou decidido, também, que para cada família residente na reserva será destinada uma fração igual da área agricultável e da área de capoeira. Não entanto, está fora da divisão a área atualmente cultivada pela comunidade e gerida pelo posto da Funai, a qual serve para o custeio das despesas comunitárias.

Proibido arrendamento

Em relação às dívidas agrícolas, decidiu-se que os índios que realizaram investimento em benfeitorias que aumentem a produtividade da terra, como aplicação de calcário, terão direito a ressarcimento, que será pago em prestações anuais, proporcionais à utilização da benfeitoria.

Um dos graves problemas das áreas indígenas, o arrendamento das terras, está terminantemente proibido, bem como a doação, cessão, empréstimo ou por qualquer meio que permita a terceiros, de dentro ou fora da reserva, a utilização da área correspondente à família. Caso alguma família não tenha condições de fazer o plantio, a Funai fornecerá assistência técnica, material ou financeira, dentro da disponibilidade de recursos do posto.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.