VOLTAR

Publicação reúne experiências sobre zoneamento em Unidades de Conservação

WWF - http://www.wwf.org.br
14 de Out de 2015

Cientistas, estudiosos e pesquisadores que trabalham com o zoneamento de Unidades de Conservação têm, a partir deste mês, mais uma opção de leitura e pesquisa sobre este tema.

Isso porque o WWF-Brasil e a Comunidade de Ensino e Aprendizagem em Planejamento de Unidades de Conservação estão lançando o livro "Lições Aprendidas sobre Zoneamento em Unidades de Conservação".

A publicação tem como objetivo reunir práticas e gerar reflexões sobre o zoneamento de áreas protegidas no território brasileiro.

O zoneamento é o processo que determina que usos serão dados às regiões que ficam dentro das áreas protegidas. Ele tem como objetivo garantir a integridade dos ecossistemas e possibilitar o uso responsável dos recursos naturais - seja para pesquisa, visitação pública, exploração sustentável ou manutenção de habitats e paisagens.

Experiências

"Lições..." possui 59 páginas e, ao longo de seus capítulos, fala da importância do zoneamento, das várias formas de fazê-lo, dá recomendações e faz um histórico de como essa questão vem sendo tratada entre os profissionais, órgãos e instituições que lidam com conservação.

Ele também descreve várias experiências de zoneamento ocorridas na Amazônia, na Mata Atlântica e nos Pampas, dando um amplo painel de como este processo vem sendo feito nos diversos biomas brasileiros.

Reforço

A analista de conservação do WWF-Brasil Jasylene Abreu afirmou que o lançamento da publicação reafirma e reforça a importância das unidades de conservação brasileiras.

"O zoneamento é uma etapa muito importante da implementação de uma unidade de conservação, pois descreve o que será feito naquela região. Ele é, ao mesmo tempo, uma estratégia de planejamento, um instrumento de conservação da natureza e uma exigência legal", explicou a analista.

Melhorando processos

A Comunidade de Ensino e Aprendizagem em Planejamento de Unidades de Conservação é um grupo de estudiosos, cientistas e pesquisadores que busca melhorar os processos de criação, gestão, implementação e avaliação das unidades de conservação do Brasil.

Ele é formado por profissionais experientes, que vem atuando há décadas no meio conservacionista brasileiro e que discutem como aperfeiçoar o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).

O WWF-Brasil, por meio de seu Programa Amazônia, apoia o grupo e participa das atividades desde sua fundação, em 2013. Seus trabalhos de pesquisa originaram publicações sobre conselhos gestores, diagnósticos para a criação de áreas de manejo e participação social na elaboração de planos de manejo.

http://www.wwf.org.br/informacoes/noticias_meio_ambiente_e_natureza/?48…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.