VOLTAR

Protocolos de Consulta Prévia em pauta na ONU

RCA - http://rca.org.br
09 de Jul de 2018

Na ONU, Ianukula Suia Kaiabi, liderança do Parque Indígena do Xingu, afirma que governo brasileiro não consulta sobre obras de infraestrutura já instaladas ou em operação, dentro e fora de seu território.
"Nosso território está intensamente cercado por estradas, pequenas centrais hidrelétricas e plantações de soja. Apesar dos graves impactos que temos sofrido, o governo continua se negando a consultar as muitas obras de infraestrutura planejadas dentro e fora do nosso território", afirmou Ianukula, durante a sessão do Mecanismo de Experto sobre Direitos dos Povos Indígenas que discute um estudo sobre consentimento livre, prévio e informado, em Genebra, Suíça.
Em seu pronunciamento oral na tarde desta segunda-feira, 9 de julho, Ianukula falou também sobre os protocolos próprios de consulta prévia elaborados por povos indígenas e comunidades tradicionais.
"O objetivo dos nossos protocolos é informar ao Estado a forma que consideramos adequada para nos consultar, nossos representantes legítimos e o que esperamos como resultado de um processo de consulta e consentimento. Os protocolos de consulta elaborados, discutidos e pactuados de forma autônoma por cada povo são instrumentos que deixam explícitas nossas regras de governança interna para tomar decisões, para dialogar com as diferentes instâncias do Estado e para implementar nossos acordos dentro e fora de nossos territórios. Por isso exigimos que nossos produtos sejam reconhecidos e respeitados".
O primeiro tema da agenda de trabalho do Mecanismo de Peritos foi a discussão de um estudo realizado sobre consentimento livre, prévio e informado. No rascunho, colocado em discussão no plenário do Conselho de Direitos Humanos, os peritos da ONU recomendam que os Estados devem respeitar os protocolos indígenas existentes e promovê-los como" medida fundamental para preparar os povos indígenas para sua participação nas consultas com os Estados, assim como para o bom funcionamento dessas consultas".
Ianukula Kaiabi integra a delegação da Rede de Cooperação Amazônica que esta semana participa do 11o. Período de Sessões do Mecanismo, no Conselho de Direitos Humanos.
A delegação da RCA é integrada por Bel Juruna, da Volta Grande do Xingu, Biviany Rojas (do ISA), e pelo Secretário executivo da RCA, Luis Donisete Benzi Grupioni. O grupo permanece em Genebra até o próximo dia 13 de julho participando das sessões no Conselho de Direitos Humanos da ONU, e amanhã realizam o evento "Experiências de autonomia política e diálogo intercultural no Brasil: protocolos autônomos de consulta e consentimento livre, prévio e informado", que contará com a participação de Érika Yamada, eleita no início da sessão, no dia 9 de julho, para a presidência do Mecanismo de Povos Indígenas da ONU.

http://rca.org.br/2018/07/protocolos-de-consulta-previa-em-pauta-na-onu/

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.