VOLTAR

Projeto Rota Brasil Oeste Chega ao Xingu

Site da Funai
21 de Mai de 2001

Os quatro alunos que estão refazendo o percurso da expedição Roncador-Xingu, realizada em 1943, pelos irmãos Villas Boas já chegaram ao Parque Indígena do Xingu.
Na última terça-feira, o projeto desembarcou suas bagagens na cidade de Canarana. Lá. foram recepcionados por Ualá Yawalapiti, filho do cacique Aritana, que ajudou os rapazes na navegação pelo Rio Kuluene.
Ao alcançar a aldeia Yawalapiti, os alunos colocaram todos seus equipamentos dentro da oca da família do cacique, que os abrigará enquanto estiverem na aldeia.

Alunos do Rota Brasil Oeste passam dia em Aldeia Yawalapiti -

Na última quinta-feira (17), os quatro alunos do Projeto Rota Brasil Oeste puderam presenciar o cotidiano dos índios Yawalapiti, passando um dia inteiro na aldeia.

Em sua visita, os cinco integrantes puderam presenciar um belo exemplo da arquitetura indígena, uma vez que, ao chegarem à aldeia, alguns homens da tribo de Aritana estavam construindo uma maloca.

Depois de verificar a importância do trabalho em equipe, os rapazes conversaram bastante tempo no centro da aldeia, no local onde ficava a casa dos homens da tribo, onde morava Piracumã, irmão do cacique Aritana, e guardava diversos instrumentos proibidos às mulheres.
O treinamento da luta huka-huka também pôde ser visto pelos alunos, que afirmaram que a luta é similar ao judô e à luta greco-romana.

Durante o treinamento, foram identificados três jovens que estavam passando pelo Awaiowá, ritual indígena de passagem à maioridade, pelo qual passam todos os jovens Yawalapiti.

Os quatro alunos idealizadores do projeto Rota Brasil Oeste, em sua série de entrevistas com figuras importantes do trabalho indigenista brasileiro, puderam conversar com mais uma liderança indígena do Alto Xingu: O cacique Aritana Yawalapiti.

Em sua entrevista, que pode ser conferida no endereço www.brasiloeste.com.br, o cacique faz
várias considerações, acerca da juventude Yawalapiti e sua educação, de propostas de turismo ecológico, para gerar mais renda para as aldeias e afirma: "Não precisamos do dinheiro do branco para viver bem aqui. Aqui, temos tudo o que precisamos" Volta Funai participa de comitê contra desnutrição infantil - 17h04min
O presidente da Funai, Glenio da Costa Alvarez participou hoje (21) pela manhã de uma reunião com representantes do Programa Comunidade Solidária, de órgãos municipais e estaduais, prefeituras e universidades, na Terra Indígena Guarita, no Rio Grande do Sul. O objetivo da reunião é promover a soma de forças entre os órgãos para combater a desnutrição que têm atingido inclusive crianças indígenas.

A principal decisão tomada na reunião foi a criação de um Comitê único para aumentar a eficiência das ações na terra indígena, evitando assim, que dois órgãos atuem na mesma área, enquanto outras ficam carentes. A próxima reunião do Comitê está marcada para o próximo dia 1o de junho, em Redentora - RS, com a presença do administrador da FUNAI de Passo Fundo e representante do órgão no comitê, Jaci Domingos Sbardelotto.

várias considerações, acerca da juventude Yawalapiti e sua educação, de propostas de turismo ecológico, para gerar mais renda para as aldeias e afirma: "Não precisamos do dinheiro do branco para viver bem aqui. Aqui, temos tudo o que precisamos"

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.