VOLTAR

Projeto de revitalização das IPUCAS foi lançado em Formoso do Araguaia

SEMADES - http://semades.to.gov.br
01 de Jun de 2012

Na última quarta-feira, 30, o Governo do Estado, através da Semades - Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, realizou a reunião de lançamento do "Projeto de Revitalização de Ipucas na Planície do Araguaia no Estado do Tocantins", em Formoso do Araguaia. A solenidade reuniu o poder público municipal, representantes de sindicatos e associações do município.

Durante o encontro foi enfatizada a importância do projeto para aquela região, no que diz respeito à recuperação das áreas das Ipucas degradadas anterior à Portaria no 483/08 do Naturatins - Instituto Natureza do Tocantins, salientando o papel da Semades como órgão apoiador e facilitador desse processo.

Com apoio da diretora de Planejamento dos Recursos Hídricos, Danielle Magalhães, da coordenadora de Revitalização de Bacias Hidrográficas da Semades, Poliana Ribeiro e do técnico da Semades Francis Frigeri, foram recebidos representantes do Naturatins - Instituto Natureza do Tocantins, da Prefeitura Municipal, das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Agricultura, Educação e Saúde, o presidente da Câmara dos Vereadores e diretores da rede municipal e estadual de ensino.

Ipucas

De acordo com a Portaria Naturatins no. 483, de 04 de abril de 2008, as Ipucas são fragmentos florestais naturais, sazonalmente alagadas, inseridas nas fitofisionomias vegetais de campos limpos ou várzeas do Bioma Cerrado, e, pelas suas peculiaridades de alagamento natural são impróprias para o cultivo de lavouras irrigadas pelo método de inundação ou subirrigação, método este amplamente utilizado nas várzeas da bacia hidrográfica do Rio Araguaia e seus efluentes tributários. No Tocantins, estão localizadas nas várzeas do vale do rio Araguaia e seus afluentes tributários, próximo aos municípios de Pium, Lago da Confusão e Formoso do Araguaia.

Revitalização

O Projeto de Revitalização de Ipucas na Planície do Araguaia no Estado do Tocantins, consiste na recuperação, conservação e preservação do ambiente através da implementação de ações que promovam o uso sustentável dos recursos naturais, a melhoria das condições socioambientais, o aumento da qualidade e/ou quantidade de água, entre outros benefícios. Esse plano é uma ferramenta que irá auxiliar os produtores rurais dessas regiões, que estão conscientes da importância desses fragmentos, pretendem adotar as medidas de preservação, respeitando os limites naturais, amparados pela Portaria n" 483/2008 do Naturatins - Instituto Natureza do Tocantins.

http://semades.to.gov.br/noticia/projeto-de-revitalizacao-das-ipucas-fo…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.