VOLTAR

Programas atendem setor ambiental, fiscal e indígena

Estadão do Norte-Porto Velho-RO
15 de Mar de 2005

O governo do Estado de Rondônia teve investimentos significativos em programas estaduais de educação que tratam os segmentos indígenas, ambiental, fiscal e educação de jovens e adultos. O trabalho vem sendo realizado pela Secretaria de Estado da educação (Seduc), que possui uma gerência especifica para atender programas nestas áreas e assim viabilizar atividades educacionais que vão além do ensino regular.
Nesta gestão a educação escolar indígena foi beneficiada com a contratação de 146 professores indígenas e 19 professores não indígena; além da realização da I e II Etapa do curso de formação para técnicos da secretaria que atendem o setor; e a compra e entrega de 05 (cinco) caminhonetes Mitisubshi, também foi comprado equipamento de Informática para as representações de ensino nos municípios atender a Educação Escolar Indígena. A execução da VII a X Etapa do Projeto Açaí para 126 professores indígenas pertencentes a 32 etnias, levou para dentro das aldeias professores mestres, doutores e especialistas que tiveram uma experiência impar ao educar usando a língua materna indígena. O Projeto Açaí nas aldeias foi realizado a contento, formando profissionais indígenas conhecedores da causa.
Outra prioridade do governo foi o programa de educação fiscal, que se tornou um fundamento do governo que propagou a necessidade da população exigir a nota fiscal para ajudar na melhoria da arrecadação estadual e consequentemente melhor investimentos nas políticas públicas. O programa educacional de caráter nacional e permanente aborda temas relativos à ética, cidadania, tributos e orçamento público, e integra o Programa Nacional de Educação Fiscal. As atividades atingiram cinco municípios e dois distritos atingidos. Um total de 167 servidores e 77 professores, sendo 89 escolas e um custo de 25 mil reais. O desenvolvimento do programa acontece por meio de formações de professores, técnicos das escolas e das representações de ensino e encontro de sensibilização com os gestores de ensino. Este ano o programa deve oferecer um encontro de sensibilização e formação para professores e técnicos dos Municípios de Rolim de Moura, Ji-Paraná e Cacoal, num investimento de aproximadamente 150 mil reais.
O governo disponibilizou para a comunidade escolar o programa de educação ambiental, com uma equipe de especialistas para promover a cultura ambiental nas escolas. Foi realizada edição de Vídeo "A Qualidade da Água da Zona Leste de Porto Velho", produzido por alunos do ensino médio da capital, e oficinas de Projetos Interdisciplinares nas escolas estaduais de Ouro Preto, Jaru, Ariquemes, Guajará-Mirim e Nova Mamoré, atendendo 112 professores de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental. Muito trabalho de autoria dos alunos da rede publica foram apresentados na I Mostra Ecológica Estudantil de pintura; charge; poesia e escultura. Uma equipe de técnicos e alunos participou da Conferência Estadual e Nacional-Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente mobilizando 300 estudantes do Estado e 400 de todo país. Para melhorar o trabalho foi comprada do Conselho Jovem em Educação Ambiental.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.