VOLTAR

Programa da Funasa vai beneficiar 20 mil famílias

GM, Energia & Saneamento, p.C4
04 de Ago de 2005

Programa da Funasa vai beneficiar 20 mil famílias

Mais de 20 mil famílias que vivem em áreas remanescentes de quilombos, ribeirinhas, reservas extrativistas e assentamentos rurais vão ser beneficiadas com obras de abastecimento de água, melhoria nos sistemas sanitários residenciais e de esgoto público. Para isso, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) aprovou uma programação de obras de saneamento que serão realizadas este ano, com investimento previsto de cerca de R$ 30 milhões.
De acordo com o presidente da Funasa, Paulo Lustosa, a situação precária dessas comunidades acaba provocando uma grande incidência de doenças típicas da falta de saneamento. "O principal beneficio que essas pessoas vão ter é o ganho em saúde pública. Há um ganho significativo quanto aos direitos fundamentais da cidadania: o acesso aos direitos sociais básicos", disse. Segundo Lustosa, não há como dissociar saneamento ambiental, saúde pública e meio ambiente.
A primeira comunidade a ser atendida fica às margens do Rio São Francisco nos assentamentos de Bom Jesus I e II, em Pirapora, MG. Com investimento de R$ 1 milhão, as ações serão desenvolvidas por convênios com as prefeituras, que farão a aplicação dos recursos.
As ações fazem parte do projeto Vigisus II, desenvolvido pela Funasa em parceria com o Banco Mundial, cuja meta para 2005 é alcançar todos os estados do país.

GM, 04/08/2005, Energia & Saneamento, p. C4

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.