VOLTAR

Problema de falta de água em aldeia será resolvido na 4ª

Campo Grande News - http://www.campogrande.news.com.br/canais/view/?canal=8&id=278233
Autor: João Humberto
04 de Jan de 2010

O diretor do departamento de Saneamento e Abastecimento da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) em Amambai, Jaime Barbosa, acredita que o problema da falta de água na aldeia Amambai, que acomete 400 famílias, seja solucionado até quarta-feira (6).

Indígenas guarani-kaiowá estão sofrendo com a falta de água em grande parte das casas da aldeia, há pelo menos oito dias. Conforme a Funai (Fundação Nacional do Índio), duas das três bombas que abastecem a aldeia estão queimadas.

A reportagem do site A Gazeta News está apurando o caso e constatou que para arranjar água para beber e suprir as necessidades básicas, alguns índios têm que andar quilômetros. Eles pegam água em riachos e bebedouros de gado.

Um dos locais que não foi afetado é a Escola Municipal Indígena Mb'eroy Guarani Kaiowá, onde grande parte das famílias afetadas buscam água.

É o caso da índia Apolônia Martins, que tem realizado constantes caminhadas diárias, geralmente carregando dez litros de água até sua casa. Ela vai ao colégio pelo menos oito vezes por dia.

Com medo de ficar totalmente sem água, os índios se organizaram e estipularam que a água da escola deverá ser utilizada apenas para beber e fazer comida, segundo descrito no site A Gazeta News.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.