VOLTAR

Primeira explosão marca início de Peixe/Angical

Jornal do Tocantins-Palmas-TO
Autor: Max Andrade
09 de Jun de 2002

Foram usados 400 kg de dinamite onde será construída casa de máquinas da usina

Aconteceu na tarde da última sexta-feira a primeira detonação de dinamite no leito do Rio Tocantins para a construção da casa de máquinas da Usina Hidrelétrica (UHE) Peixe/Angical. Foram usados cerca de 400 Kg de explosivo no local. Os engenheiros do consórcio construtor da usina consideram esta explosão pequena e marcaram para os próximos dias 14, 15 e 16, quando acontecerão audiências públicas no municípío de Peixe, a principal explosão, que deve contar com a participação do governador Siqueira Campos. A usina no Sul do Estado já está empregando cerca de 400 pessoas e até o fim do mês deve chegar aos 600.

De acordo com o diretor vice-presidente do consórcio Enerpeixe, Antônio Cândido da Silva, a solenidade marcada para a próxima sexta-feira (14) servirá como marco para o início das obras da UHE Peixe/Angical. Quando a obra estiver mais avançada haverá outro evento, de maior porte. Cândido esteve na última semana em Palmas conduzindo a reunião mensal de coordenação dos Programas Básicos Ambientais (PBA's).

EDP
Os estudos prévios para a implantação da Usina Peixe/Angical foram realizados com a participação da empresa Hidrorumo, do Grupo EDP, e toda a execução da obra tem o comando da Enerpeixe, empresa criada pelos dois grupos especialmente para tocar o empreendimento. Os contratos para construção da usina foram assinados em meados do mês de março com as construtoras Andrade Gutierrez e Norberto Odebrecht, que integraram o Consórcio Construtor UHE Peixe, responsável pelas obras civis, com a Voith Siemens - Hydro Power Generation, que fornecerá os equipamentos e instalações eletromecânicas, e com a Themag Engenharia e Gerenciamento, responsável pelo projeto executivo de engenharia. Essas empresas são as mesmas que participam da construção da Usina de Lajeado. (Colaborou Andréa Reys)

Peixe/Angical
Dados técnicos
Potência instalada de 452 MW
Geração de 2.714 MWh de energia por ano
3 turbinas Kaplan de 158,6 MW
Reservatório: superfície de 294 km2, com volume de 2,7 milhões de m3 e profundidade média de 10,10 m. O comprimento da barragem é de 6.065 m. É de 4 a 6 km a Largura do reservatório
Quem constrói: CCP - Consórcio Construtor de Peixe (construtoras Andrade Gutierrez e Norberto Odebrecht)
Orçamento: R$ 1 bilhão
Empregos: 3,5 mil a 4,5 mil diretos (no pico da construção).

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.