VOLTAR

Prevenção à violência nas aldeias da Bahia

Funasa
09 de Mai de 2008

A Coordenação Regional na Bahia (Core/BA) está promovendo projeto que propõe estruturar e qualificar (de forma humana e contextualizada culturalmente) um serviço de vigilância e prevenção à violência nas comunidades indígenas. O projeto é promovido pela Funasa, em parceria com a Secretaria de Saúde do Município e conta com o apoio das Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI), Agentes Indígenas de Saúde (AIS), Agentes Indígenas de Saneamento (Aisan), lideranças indígenas e conselheiros de saúde.

O curso está dividido em quatro módulos presenciais, que se baseiam na vigilância e integração social dos indígenas com objetivo de diminuir o nível de violência física, social e moral protagonizado pelos indígenas. Ao final do curso haverá a realização de Fóruns Indígenas de Combate a Violência, com estratégias criadas pelos próprios índios, respeitando seus conceitos e expectativas a cerca do tema.

O treinamento já teve a participação do chefe do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei), Jorge Alves Araújo, além de representantes do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), Conselho Tutelar e indígenas das aldeias de Águas Belas, Craveiro, Tauá, Alegria Nova, Cahy, Tibá, Pequi e Corumbazinho.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.