VOLTAR

Presidentes do Sistema Eletrobrás analisam mudanças em projeto de usina

Rádiobrás-Brasília-DF
29 de Jan de 2003

A transformação do projeto da Usina de Belomonte, no Xingu, em um projeto ou pacote nacional, sob a liderança da Eletrobrás e a participação de investidores privados, será analisada pelo Conselho de Presidentes das Empresas do Sistema Eletrobrás (Concise) e pelo grupo de estudo recém-criado para planejar e reestruturar o sistema elétrico brasileiro. Há possibilidade de o sistema reduzir sua capacidade de geração para diminuir o impacto ambiental.

Em entrevista concedida hoje, nesta capital, o presidente da Eletrobrás, Luiz Pinguelli Rosa, revelou que a idéia é tornar o projeto ecologicamente viável, o que significa discutir a usina também do ponto-de-vista ambiental e social. O projeto inicial prevê a geração de 11 mil megawatts (MW) de energia, ou 11 gigawatts (GW), com investimentos de US$ 6 bilhões. Embora objetive atrair a participação de empresas privadas ao projeto, Pinguelli declarou que a engenharia da usina será desenvolvida pela Eletrobrás, Furnas, Chesf e Eletronorte.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.