VOLTAR

Povo Ikpeng elege primeiro vereador indígena de Feliz Natal

Circuito MT- http://circuitomt.com.br
Autor: Felipe Leonel
08 de Out de 2016

Pelo menos sete cidades de Mato Grosso elegeram representantes indígenas para as Câmaras de Vereadores. Entre os candidatos eleitos está Txonto do Xingu (PMDB), o primeiro vereador indígena da cidade de Feliz Natal (a 511 km de Cuiabá).

Txonto, 30 anos, pertence ao povo Ikpeng e foi eleito com 3,7% dos votos. Ele explica que a campanha foi bem feita e a maioria dos eleitores que votaram nele são indígenas. No município existem mais de dois mil índios, porém, Txonto explica que alguns votam em cidades próximas, como Marcelândia.

Durante a campanha ele foi bem recebido pela população de Feliz Natal, de acordo com o futuro vereador, o fato de ser indígena não foi uma barreira. "A campanha foi muito boa, teve um trabalho bem feito nas aldeias e também aqui na cidade. Não conseguimos muitos votos na cidade, mas a minha visão é de que independente de quem me elegeu eu estarei defendendo as propostas de interesse do povo," argumentou.

A atuação dele como vereador será 'genérica', pois dentro da Câmara terá que representar o povo indígena, "mas também temos que trabalhar em prol de qualquer um, independente de cor," explicou.

A função do vereador, para o indígena, é cobrar o executivo para que 'faça acontecer'. Txonto terá como principais bandeiras a cobrança do futuro prefeito, Rafael Pavei (PSDB), para que ofereça mais casas de apoio aos indígenas, mais saúde e saneamento básico.

Além disso, o grupo de oposição, na qual Txonto faz parte, conseguiu eleger um vereador a mais na cidade, 5 a 4, contra o grupo do futuro prefeito. "Eu não posso dizer se será uma relação boa ou ruim, tudo depende da atuação deles e também da minha, na hora de discutir os projetos na Câmara dos Vereadores."

O Povo Ikpeng

Txonto faz parte de uma geração que já nasceu em contato com o homem branco. A primeira tentativa de contato, porém, ocorreu por volta de 1950, o que trouxe muitas mortes por doença e arma de fogo. A população foi reduzida quase pela metade.

O primeiro contato pacífico aconteceu em 1964, quando os irmãos Orlando e Cláudio Villas-Bôas foram até a aldeia oferecendo facões, machados e panelas de alumínio. Os irmãos Vilas-Boas convenceram o povo a se mudar para o Xingu, devido aos confrontos com outros povos indígenas, que também trouxeram muitas baixas para o povo. Na época da mudança, havia apenas 56 índios na tribo, que foi transportada em uma só balsa, hoje são cerca de 500 pessoas do povo Ikpeng.

http://circuitomt.com.br/editorias/politica/93782-povo-ikpeng-elege-pri…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.