VOLTAR

Possuelo é homenageado pela Sociedade Real Geográfica Inglesa

Site da Funai
27 de Mai de 2004

Trinta e sete anos após os irmãos Cláudio e Orlando Villas Bôas terem sido agraciados com a Medalha de Benfeitor pela The Royal Geographical Society (Sociedade Real Geográfica), o indigenista Sydney Possuelo Ferreira, Coordenador Geral de Índios Isolados da Funai, será premiado dia 07 de junho, às 15h, na Sede da Sociedade Real Geográfica Inglesa, em Londres. Possuelo é responsável, entre outros trabalhos, pelos primeiros contatos de não índios com povos indígenas autônomos como os Arara, do Pará; os Guajá, do Maranhão e os Korubo, do Amazonas.

Essa Sociedade, que conta com 13.300, foi fundada em 1830, e desde então, encontra-se entre as mais ativas instituições de apoio às pesquisas e ao desenvolvimento das ciências geográficas. Considerada a maior instituição desse gênero na Europa, e uma das maiores do mundo, ela atua regional, nacional e internacionalmente.

Em 1831, foi criado um prêmio voltado para o incentivo e promoção das ciências geográficas. No ritual britânico do mérito humanista e científico, duas medalhas de designadas pelos títulos Medalha do Fundador e Medalha de Benfeitor, são entregues aos homenageados pela Rainha da Inglaterra, Elisabeth II, sendo levadas em consideração suas contribuições ao meio ambiente, aos direitos humanos e os resultados da execução dos seus empreendimentos, requisitos que os ingleses tributam a Sydney Possuelo.

"Ser premiado com uma Medalha de Benfeitor, aumenta a possibilidade de levantar questões indígenas para que sejam mais debatidas, representando o olhar dessas questões, que no modo geral os brasileiros não conseguem enxergar. Quero transformar tudo isso em coisas práticas para beneficiar os povos indígenas", diz Possuelo a respeito da importância do prêmio.

Dentre os homenageados encontram-se personalidades como: David Livingston (1850), Príncipe de Mônaco (1908), John Bartholomew (1961) e Jacques Cousteau (1963

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.