VOLTAR

Ponte fica coberta pela água e indígenas colocam moto em canoa para fazer travessia

G1 http://g1.globo.com/
11 de Abr de 2018

Um vídeo feito por indígenas da etnia Krahô mostra uma ponte encoberta pela água, após uma enchente que afeta cerca de 23 aldeias, nos municípios de Itacajá e Goiatins, norte do estado. Indígenas dizem que rios e riachos da região transbordaram. O problema ocorre desde a última sexta-feira (6).

A força da água também provocou o desabamento da cabeça de uma ponte de concreto. Segundo os indígenas, quem precisa ir para as aldeias não consegue passar e quem está no local não sai.

Alguns se arriscam para fazer a travessia pela água. Fotos feitas pelas pessoas afetadas mostram o momento em que moradores colocam a motocicleta em uma canoa para conseguir sair da aldeia Manoel Alves e chegar até a cidade de Itacajá.

A Fundação Nacional do Índio (Funai) disse que solicitou à Defesa Civil do Tocantins um diagnóstico da situação para definir as providências a serem tomadas. Informou ainda que não tem indígena desabrigado, mas que está monitorando a situação da falta de acesso e buscando apoio da saúde, caso seja necessário o apoio dos profissionais. Disse que se necessário, vai buscar apoio do Exército.

O major da Defesa Civil Diógenes Madeira informou que uma equipe está preparada para ir até a região, caso haja a necessidade. Afirmou ainda que o órgão é responsável por fazer uma análise da situação de risco para os indígenas e do risco ambiental. A Defesa Civil oferece um apoio nessas situações, mas é a Funai quem faz a intevenção.

Em nota, o prefeito de Goiatins, Antônio Luiz, informou que deve decretar estado de calamidade em razão dos estragos provocados pela chuva. Ele disse que outras estradas que cortam o município foram afetadas. Será necessário esperar o período chuvoso para resolver o problema, segundo ele.

https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/ponte-fica-encoberta-pela-agu…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.