VOLTAR

POLÍTICA FLORESTAL SERÁ DISCUTIDA EM BELÉM/PA

Estação Vida-Cuiabá-MT
27 de Mai de 2003

Tendo entre os palestrantes a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o governador Jorge Viana (AC) e o presidente do Banco da Amazônia, Mâncio Lima, o seminário "Certificação Florestal na Amazônia: avanços e oportunidades" coloca na agenda oficial temas como crédito e políticas públicas para o setor florestal, promoção do manejo florestal sustentável e mercado para produtos certificados. O evento acontecerá dia 17 de junho na Estação das Docas em Belém (PA), e reúne, pela primeira vez, diversos segmentos atuantes no setor florestal para discutir uma política florestal para a região.

A ministra Marina Silva deverá anunciar a criação de dez Florestas Nacionais na Amazônia e a intenção do governo de apoiar o manejo florestal através de empréstimo junto ao Banco Mundial. O Ministério já trabalha em um Centro de Treinamento Florestal, que deverá ser estabelecido no próximo semestre. Também se espera que a ministra aborde a proposta de criação de 'assentamentos florestais' na Amazônia, um projeto conjunto do MMA - Ministério do Meio Ambiente e do MRA - Ministério da Reforma Agrária.

O presidente do BASA, Mâncio Lima, deverá anunciar uma linha de crédito específica para o manejo florestal sustentável, projeto que vem sendo estudado há vários meses. Em seu discurso de posse, em abril, Lima deixou clara a intenção do banco de apoiar a produção sustentada de madeira na Amazônia - já que, atualmente, o setor responde por 15% do PIB da região, mas a maior parte da madeira é retirada de forma ilegal e predatória. A Amazônia exportou US$510 milhões de dólares em produtos madeireiros em 2002. Em 2003 espera-se um aumento de, no mínimo, 10% nas exportações.

O evento marcará, ainda, o lançamento do grupo de PFCA - Produtores Florestais Certificados na Amazônia, o primeiro do gênero a ser formado no Brasil. Composto por empresas madeireiras e comunidades tradicionais que têm planos de manejo florestal certificados pelo FSC (Forest Stewardship Council), o grupo foi organizado com o apoio do Imazon - Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia. A iniciativa pretende impulsionar a certificação florestal (selo verde) na Amazônia, onde existem, hoje, 400 mil hectares de florestas certificadas (em 1996, não havia um só hectare certificado).

O Seminário está sendo organizado pelo PFCA, Imazon, Imaflora - Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola e Amigos da Terra. Conta com o patrocínio do Banco ABN AMRO, do Ministério do Meio Ambiente - ProManejo, da Natura, do Banco Mundial, do Banco da Amazônia e da UNAMA, além do apoio da Fundação Avina e da GTZ - Cooperação Técnica Alemã.

Data: 17 de junho
Local: Estação das Docas (Teatro Ma Sílvia Nunes)
Horário: das 9h às 19h
Contatos: Imazon - Karina Ninni - (91) 225-5487 ou 9143-6135 (kninni@uol.com.br)
Imazon - Leonardo Sobral (91) 9144-4690 (leosobral@imazon.org.br)
Imaflora - Alessandra (19) 3414-4015 (alessandra@imaflora.org)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.