CGN https://cgn.inf.br/
Autor: Mariana Lioto
30 de Mar de 2018
As famílias que ocupavam a fazenda Estrela Guia, no município de Reserva do Iguaçu, deixaram a área e a Polícia Militar desobstruiu a entrada da propriedade rural.
A ocupação aconteceu na segunda feira (26) quando cerca de dez pessoas construíram três barracos no interior da área e avisaram a polícia de que outras famílias também entrariam no local.
A PM de Reserva do Iguaçu disse que a ocupação tinha sido realizada por quilombolas que vivem à beira da estrada por mais de duas décadas e que protagonizam a demanda da Invernada Paiol de Telha. Porém, de acordo com João Trindade Marques, essa iniciativa de entrar na Estrela Guia, que pertence à Invernada herdada de ex-escravos, foi isolada e não seguiu nenhuma orientação da liderança.
A retirada das famílias aconteceu ontem, quarta (28), quando duas viaturas da PM e oito policiais liberaram o portão de entrada da fazenda e pediram que as famílias deixassem o local. A ordem foi cumprida sem nenhuma resistência.
Os quilombolas já venceram a causa da Invernada Paiol de Telha e agora aguardam a titulação da terra, agendada para 05 de abril. Somente com a regularização da área é que a comunidade quilombola terá acesso a direitos básicos, como energia elétrica, financiamentos para produção e construção de casa, e inscrição em programas de extensão rural.
As informações são da Rede Sul de Notícias.
https://cgn.inf.br/noticia/284300/pm-retira-familias-que-ocuparam-fazen…
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.