VOLTAR

PLENÁRIO - Alceu Moreira: demarcação de terra indígena no RS vai prejudicar os pequenos produtores da região

Jornal da Câmara - http://www.camara.gov.br/
11 de Out de 2012

O deputado Alceu Moreira (PMDB-RS) informou em Plenário ter apresentado projeto de decreto legislativo sustando portaria do Ministério da Justiça que declara de posse do grupo indígena Guarani Chiripá e Mbya a terra Mato Preto, situada nos municípios Erebango, Erechim e Getúlio Vargas, no Rio Grande do Sul.

Segundo o parlamentar, os índios reivindicavam 223 hectares e ganharam mais de 4 mil hectares. "Queremos a proteção dos índios, mas que não tenham que cobrar a conta de meia dúzia de brasileiros que têm que perder as suas terras", observou.

Moreira ressaltou que a demarcação das terras foi feita sem o direito de defesa dos pequenos produtores que vivem na região. O parlamentar pediu providências do governo federal para impedir a expulsão desses agricultores das terras demarcadas. "O governo surrupia de quem deveria proteger. Isso é injustiça", protestou.

O deputado afirmou ainda que as pessoas da região estão sofrendo ao pensar que poderão perder suas terras em Mato Preto, e fez apelo à presidente Dilma Rousseff para encontrar uma solução para o problema. "Faça justiça aos índios e quilombolas, mas não use os pequenos produtores como bode expiatório", pediu.

http://www.camara.gov.br/internet/jornalcamara/default.asp?selecao=mate…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.