VOLTAR

Piscina Natural de Fernando de Noronha terá visitação agendada

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/
11 de Jul de 2014

As visitas à piscina natural da praia do Atalaia, no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (PE), serão agendadas a partir de agora. O intuito é preservar a Unidade de Conservação (UC), um dos lugares mais frequentados pelos turistas. No local, existem diversas espécies de peixes, moreias, polvos e até tubarões. Para isso, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) está realizando o manejo de visitação que, além do agendamento prévio, inclui palestras e apoio dos voluntários do Parque Nacional Marinho.

Fernando de Noronha monitora as piscinas naturais

Agora, cada turista tem o direito de agendar a visita para até seis pessoas. A reserva de vagas é realizada na sede do ICMBio, em Fernando de Noronha, e pode ser feita com até dez dias de antecedência mediante apresentação do ingresso do Parque Nacional ou cópia do voucher. Na ocasião, todos os visitantes conhecerão as regras e poderão tirar possíveis dúvidas para acessar a piscina natural. "Uma vez que o mergulho só é possível na maré baixa, um limitado número de pessoas pode visitar a piscina por dia. Por isso, diariamente podem fazer o passeio, no máximo, seis grupos de 16 pessoas cada", destacou a analista ambiental do ICMBio, Rossana Santana.

Além disso, o passeio também fica sujeito às condições naturais, como o clima e o tempo, que podem comprometer a segurança dos visitantes. "Fatores externos, como o excesso de chuvas ou a entrada de ondulações maiores, podem inviabilizar o mergulho. O passeio previamente agendado deve ser, portanto, confirmado junto aos voluntários do ICMBio no portão da trilha do Atalaia com 20 minutos de antecedência do horário marcado", disse a ecóloga e voluntária do Parque Nacional Marinho, Mayla Dombrowsky.

Conheça mais sobre todos os Parques Nacionais

O passeio leva, em média, duas horas e pode se estender pela trilha da Pontinha Caieiras, um dos cartões postais da unidade, que tem 3,7 km. Indo por este caminho, que começa na trilha do Atalaia, passa-se por mais duas piscinas naturais e é possível conhecer áreas mais isoladas.

Os visitantes Paula Dallstella e Rodrigo Gimenez queriam conhecer melhor o arquipélago e optaram por fazer esse passeio completo, que exige a contratação de condutores (guias) autorizados. "Eles são daqui. Conseguem nos mostrar coisas diferentes daquilo que todo mundo vê e nos passar informações que nós não teríamos sozinhos", explicou Paula.

http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4899-piscina-natur…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.