VOLTAR

Piauí incentiva criação de entidades indígenas

Site do PT-Brasília-DF
11 de Mar de 2005

O governo petista do Piauí está incentivando a organização de entidades na região do Médio Parnaíba. A participação no processo é do MNI (Conselho de Administração do Memorial das Nações Indígenas), órgão da administração estadual, que está desenvolvendo gestões para a criação da primeira associação de trabalhadores descendentes dos grupos gurgéias e areoases.

A primeira associação de remanescentes da sociedade indígena gurguéia da região Sul será formalizada em Floriano e está sendo articulada por compositor e pesquisador Severino Santos, coordenador técnico da Fundação Cultural do Piauí (Fundac). A mãe do compositor Severino Santos é trineta de índio, da etnia gueguê ou gurguéia.

Funasa

O trabalho de identificação dos remanescentes dos primeiros habitantes do território do Piauí, está sendo ampliado através de parceria com a Funasa (Fundação Nacional de Saúde), que já executa trabalhos relevantes de apoio aos índios Kanella e Guajajara, em Teresina, conforme estabelece a Constituição Brasileira.

A criação de associações permite aos associados, cumpridas as formalidades legais, como registro do livro de atas da entidade em Cartório e solicitação do cadastro (CNPJ) no Ministério da Fazenda, a apresentar projetos juntos aos órgãos municipais, estaduais, federais e organizações não-governamentais.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.