VOLTAR

Peugeot e estatal francesa ONF implantarão RPPN em MT

Envolverde - http://envolverde.ig.com.br
Autor: Silvia Borges
26 de Nov de 2009

Após 10 anos do projeto Poço de Carbono na Amazônia, a indústria automobilística Peugeot, em parceria com a estatal francesa Office National des Fortêts (ONF), responsável pela gestão das florestas públicas, assinaram com o governo do Mato Grosso um acordo para a criação de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN).

O acordo ratifica o compromisso da Peugeot-ONF com o projeto Poço de Carbono na Amazônia, que tem por objetivo o reflorestamento para recuperação da biodiversidade na Fazenda São Nicolau, área particular que ocupa 10 mil hectares no norte do estado do Mato Grosso. A RPPN conta com 1800 hectares, dos quais 1500 estão às margens do Rio Jurema.

Esta reserva fará parte do projeto de 'corredores de biodiversidade' promovido pela (SEMA) Secretaria de Meio Ambiente do Mato Grosso em parceria com o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), destinado a preservar as ligações existentes entre ecossistemas dotados de rica biodiversidade e que constituem um habitat importante para a fauna.

Desde 1999, o projeto recebeu o plantio de 50 espécies locais, totalizando 2 milhões de árvores. E, segundo os coordenadores do projeto, já foi possível realizar a captura de 111 mil toneladas líquidas de CO2 na biomassa da área de plantação que integram a RPPN.

Outra preocupação da Peugeot-ONF com o projeto é desenvolver programas de educação ambiental para os estudantes da região e também proporcionar uma área relevante de pesquisas para cientistas brasileiros e estrangeiros. "Implementar um grande projeto de reflorestamento para sequestro de carbono a fim de disponibilizar para a comunidade brasileira e internacional uma ferramenta em escala natural de estudo sobre a relação entre reflorestamento, sequestro de carbono atmosférico e regulação climática é uma iniciativa que antecipa as recomendações do Grupo Intergovernamental de Especialistas sobre Mudanças Climática (GIEC/IPCC) sobre o controle do efeito estufa", afirma Marc Bocqué, chefe do projeto Poço de Carbono na Amazônia e responsável pela imprensa e ralações externas mundiais da Peugeot.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.