VOLTAR

PEC do marco temporal volta à pauta do Senado às vésperas de julgamento no STF, com impactos ambientais 'em jogo'

Um só Planeta - umsoplaneta.globo.com
Autor: Nilson Cortinhas , Um Só Planeta
08 de Dez de 2025

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), pautou para esta terça-feira (9) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do marco temporal, que restringe a demarcação de Terras Indígenas àquelas ocupadas antes de 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição.

A decisão ocorre às vésperas do julgamento, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), de ações que questionam a constitucionalidade da tese. A medida pode ter efeitos diretos sobre a proteção ambiental, já que as Terras Indígenas são reconhecidas como áreas estratégicas para a conservação da biodiversidade e o enfrentamento da crise climática.

De acordo com o ClimaInfo, Alcolumbre anunciou a intenção de pautar a PEC durante discurso no plenário, em reação a uma decisão do ministro Gilmar Mendes que restringiu pedidos de impeachment contra ministros do STF à Procuradoria-Geral da República (PGR).

A votação da PEC foi marcada para um dia antes do início do julgamento no Supremo, que estava previsto inicialmente para ocorrer em sessão virtual e acabou transferido para o formato presencial. A mudança foi comemorada por organizações indígenas, que reivindicavam maior visibilidade e participação.

Em 2023, o STF decidiu que a tese do marco temporal é inconstitucional. Apesar disso, o Congresso aprovou a Lei no 14.701, restabelecendo a interpretação defendida pela bancada ruralista. A partir daí, partidos e entidades acionaram novamente o Supremo, aprofundando o impasse institucional em torno da demarcação de Terras Indígenas.

Ao pautar a PEC, o Senado amplia o alcance do embate: se aprovada, a tese do marco temporal passaria a constar diretamente na Constituição, abrindo caminho para novos questionamentos judiciais e elevando o grau de insegurança jurídica sobre os territórios indígenas.

Siga o Um só Planeta:

https://umsoplaneta.globo.com/sociedade/noticia/2025/12/08/pec-do-marco…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.