VOLTAR

'Pauta verde' no Supremo: sessão histórica pode definir os rumos do combate às mudanças climáticas

g1 - https://g1.globo.com/podcast/o-assunto/noticia
Autor: GUETTA, Maurício; LO PRETE, Renata
30 de Mar de 2022

'Pauta verde' no Supremo: sessão histórica pode definir os rumos do combate às mudanças climáticas
Segundo consultor jurídico do Instituto Socioambiental, desafio é fazer com que 40 anos de políticas públicas existentes sejam implementadas pelo governo Bolsonaro.

Por g1
30/03/2022

O STF se reúne nesta quarta (30) para julgar sete ações sobre o desmatamento ilegal na Amazônia e o enfrentamento às mudanças climáticas, em uma sessão que 'tende a ser histórica', segundo o consultor jurídico do Instituto Socioambiental Maurício Guetta.

"No Brasil, é a primeira vez que o Supremo se debruçará em uma matéria de tanta relevância", explica. "E neste caso, por envolver a Amazônia, são ações que dizem respeito ao futuro da humanidade e dizem respeito a políticas publicas já existentes no nosso país. Em outros países, as políticas públicas tiveram de ser criadas a partir dessas decisões."

Sem a necessidade de desenhar planos de ação, o desafio do Supremo será garantir que 40 anos de políticas públicas sejam executadas pelo governo Bolsonaro.

Durante os três anos da atual gestão, esta é a primeira vez na história da política ambiental brasileira em que se percebe aumentos consecutivos no desmatamento, que superou em quatro vezes o limite da meta climática prevista ser cumprida em 2020. Em áreas protegidas, o desmatamento cresceu 138% em terras indígenas e 130% em áreas de conservação.

"Se tivermos um desfecho negativo, vão por água abaixo as esperanças e enfrentamento global a esse problema que é o grande desafio do século 21", avalia Guetta.

https://g1.globo.com/podcast/o-assunto/noticia/2022/03/30/pauta-verde-n…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.