VOLTAR

Parna do Iguaçu é ameaçado por projetos de desenvolvimento

((o))eco - http://www.oeco.org.br/
12 de Mai de 2014

O Parque Nacional do Iguaçu pode voltar para a lista Patrimônio Mundial em Perigo da Unesco, graças às ameaças representadas pela reabertura da Estrada do Colono e pela construção da Hidrelétrica de Baixo Iguaçu, cuja construção ocorre a apenas 500 metros dos limites da unidade de conservação. A informação foi divulgada há quase duas semanas, num relatório do órgão da ONU sobre a situação de todas as áreas que são patrimônios da humanidade.

No relatório, a Unesco pede que os empreendimentos sejam cancelados ou, pelo menos, interrompidos até a realização um estudo detalhado dos impactos sobre os valores tombados.

Projeto muda SNUC

O projeto de lei que reabre a estrada do Colono, aquela que corta a parte intangível do Parque Nacional do Iguaçu, introduz a categoria estrada-parque no Sistema Nacional de Unidades de Conservação.

Maria Tereza Pádua defendeu, num texto publicado aqui em ((o))eco em 2011, que a introdução da categoria era uma afronta à Legislação Ambiental.
"As Estradas Parque são fragrantemente contra a legislação que dispõe sobre Parques Nacionais, a conhecida Lei do SNUC de 2000. De outra parte, o problema é que esse tipo de via, por definição técnica e por simples lógica, não pode ser estabelecido dentro de um parque nacional ou dentro de qualquer outra unidade de conservação. No caso do Parque Nacional do Iguaçu, o efeito de reabrir a Estrado do Colono como Estrada Parque seria dramático. Automaticamente ele ficaria dividido em duas metades".

Ano passado, depois de ser aprovada na Comissão Especial formada para analisar o Projeto de Lei 7123/10, a reabertura da Estrada do Colono seguiu para o Senado. Em tentativa fracassada, a deputada Rosane Ferreira (PV-PR) quis levar o projeto para ser votado no plenário da Câmara.

Hidrelétrica a 500 metros

A Hidrelétrica de Baixo Iguaçu é uma obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que deverá ficar pronta em 2016. Segundo a concessionária Neoenergia, produzirá 350,2 MW de energia e está sendo construída dentro da área de amortecimento do parque.

O licenciamento ambiental da hidrelétrica foi cassado pela Justiça em 2010. Dois anos depois, a Neoenergia conseguiu anular a decisão anterior no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e o licenciamento foi considerado válido. Após 4 anos, as obras foram iniciadas em 2013.

Unesco cobra responsabilidades

A Unesco apresentou duas recomendações e espera que o país atenda até 2015. Caso contrário, o Parque Nacional do Iguaçu voltará para a lista vermelha dos sítios de Patrimônios Mundiais Ameaçados.

http://www.oeco.org.br/noticias/28300-parna-do-iguacu-e-ameacado-por-pr…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.