VOLTAR

Paricatuba recebe investimentos

Amazonas em Tempo-Manaus-AM
18 de Jan de 2005

O governo estadual, a Petrobrás e demais parceiros do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Gasoduto Coari-Manaus entregam hoje (18) a primeira parcela do plano investimento na comunidade de Paricatuba, situada no município de Iranduba, a 12 quilômetros da sede municipal.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas, Virgílio Viana vai passar para o prefeito de Iranduba, Nonato Lopes o recurso financeiro, que visa o desenvolvimento de atividades que contribuirão com o aumento da renda, a promoção da cidadania e a conservação do meio ambiente na comunidade. O arquiteto Sérgio Santos, consultor da SDS também estará no evento, com outros profissionais da área, evidenciando propostas para a restauração das ruínas do Liceu de Artes e Ofícios do local, assim como outros projetos e orçamentos levantados pelo Programa na comunidade.

Paricatuba foi a primeira beneficiada com a ação integrada de cidadania do Programa, fruto da licença de instalação do Gasoduto concedida pelo Governo do Estado do Amazonas. Ao todo serão 130 comunidades beneficiadas com as ações de compensação (cidadania, geração de emprego e renda e conservação ambiental) e que estão na área de influência do Gasoduto Coari-Manaus.

A ação de cidadania efetivada em Paricatuba contou com a presença do Barco do PAI - Pronto Atendimento Itinerante, da Secretaria Estadual de Trabalho e Cidadania (Setraci), em conjunto com representantes das demais secretarias do Governo Estadual e outros parceiros do Governo e Justiça Federal.

As ações tiveram duração de três dias, 16 a 18 de junho de 2004, contabilizando 2702 atendimentos. Entre as atividades realizadas no local estão as de Previdência Social (aposentadoria, pensões, perícia médica), das Forças Armadas (alistamento militar e certificado de reservista), da Justiça Federal, de atendimento médico e odontológico, além do cadastramento de pescadores e de comunitários em programas sociais estaduais e federais, como por exemplo, o "Luz para Todos", do Governo Federal.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.