VOLTAR

Parceria entre a prefeitura e IEF visa preservar espécies da Mata Atlântica

Prefeitura de Itabira - http://www.itabira.mg.gov.br
Autor: Dayse Oliveira
22 de Jul de 2014

Em outubro do ano passado, quando a Prefeitura de Itabira assinou um termo cedendo o imóvel onde funcionava a antiga escola Ipocarmo ao Instituto Estadual de Florestas (IEF), o local passou a funcionar como sede administrativa do Parque Estadual Mata do Limoeiro (PEML). Desde então, diversas atividades são realizadas na unidade de conservação ambiental. O parque abriga espécies ameaçadas de extinção, como o Bugio e o Jacarandá Caviúna, o que eleva a importância dos trabalhos de preservação.

Oficialmente, o PEML é considerado pelo Governo Estadual como fechado por ainda não possuir uma portaria. Mesmo assim, somente em junho deste ano, o local recebeu 679 visitantes, incluindo pessoas de diversos países como Japão, Estados Unidos e França. Segundo o analista ambiental e gerente do IEF, Alex Luiz Amaral Oliveira, o PEML recebe principalmente grupos escolares para caminhadas em trilhas e palestras sobre o meio ambiente.

"O parque foi criado para proteger a Mata do Limoeiro, onde existia a antiga fazenda Limoeiro. O foco principal do local é a proteção da fauna e da flora característicos da Mata Atlântica. Por isso, desenvolvemos atividades que envolvem a preservação ambiental. Quando recebemos visitantes, geralmente três escolas por semana, trabalhamos a conscientização e a educação ambiental por meio de caminhadas e palestras sobre o parque", disse Alex Oliveira.

Em março, data em que o PEML comemorou três anos de criação, 21 moradores da região participaram de um curso de formação de brigadistas. Durante três dias, eles aprenderam técnicas e métodos de segurança sobre o combate a incêndios florestais. Na mesma época, junto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), foram realizadas ações de limpeza na cachoeira da Boa Vista.

Entre os atrativos do local, destacam-se o viveiro de mudas, as cachoeiras das Três Quedas, do Paredão, do Gabriel, Lagoa do Limoeiro e o Mirante da Estrada do Campestre. Já em sua zona de amortecimento, os principais pontos visitados são as cachoeiras do Patrocínio, Boa Vista e Alta, o Morro Redondo e a Serra dos Alves.

Para Alex Oliveira, o parque é de grande importância para o município, pois é a única unidade de conservação do poder estadual localizado na região de Itabira. "O apoio da Prefeitura de Itabira é fundamental para o funcionamento do PEML. Além da cessão da sede, a Administração Municipal também disponibiliza a vigilância do espaço e nos apoia nas ações de educação ambiental no entorno do parque", declarou.

Quando assinou a cessão de posse do Ipocarmo ao IEF, o prefeito Damon Lázaro de Sena lembrou que o local estava desocupado há anos. "O Governo não pode deixar uma estrutura pública ociosa. A nossa primeira opção era voltar às origens, ou seja, transformar o prédio em escola. Mas, com o êxodo rural, vimos que não era viável. Depois de várias propostas, chegou às mãos do Governo Municipal a do IEF para a utilização do espaço. Diante de tantos projetos, percebemos que essa era a melhor opção", ressaltou.

O Parque

Criado em março de 2011, por meio do Decreto Estadual no 45.566, o Parque Estadual Mato do Limoeiro está localizado em uma região de transição entre os biomas Cerrado e Mata Atlântica - que lhe proporciona grande diversidade biológica - e integra os Mosaicos da Serra do Espinhaço, da Mata Atlântica e de Itabira. Com uma área de 2.005,50 hectares, o PEML é formado por mais de 65% de floresta estacional semidecidual - vegetação que, em função de dois diferentes períodos de influência climática (chuvas e secas), perde parcialmente suas folhas. Sua fundação foi baseada numa proposta de proteção de flora, fauna, recursos hídricos, manejo de recursos naturais e desenvolvimento de pesquisas científicas.

O IEF também implantará no local um Centro de Pesquisa Ambiental, um centro de tratamento para animais silvestres, além de um espaço para trabalhos de conscientização e educação ambiental. O parque também possui espaço para um futuro alojamento.

Apesar de não ser aberta oficialmente ao público, a visitação pode ser feita todos os dias, das 08h às 17 horas. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3799-9292.

http://www.itabira.mg.gov.br/portal/?p=10639

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.